Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2026

Resultados da participação da ESJC no Bebras 2025

Tal como foi noticiado, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou na edição de 2025 do  Bebras PT , uma competição internacional que promove o pensamento computacional. O evento contou com a participação de 791 escolas e 149.474 alunos de Portugal (incluindo Açores e Madeira), Angola, Cabo Verde, Macau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste, distribuídos por cinco escalões: “Castores” (12970), “Benjamins” (45556), “Cadetes” (43564), “Juniores” (31967) e  “Seniores” (15417). Na nossa escola, 36 alunos aceitaram o desafio e demonstraram as suas competências na resolução de problemas, raciocínio lógico e algoritmia. Por escalão, os nossos alunos ficaram distribuídos da  seguinte forma: “Cadetes” (7.º e 8.º anos) – 7 alunos; “Juniores” (9.º e 1.0º anos) – 16 alunos e “Seniores” (11.º e  12.º anos) – 13 alunos.  Os nossos alunos obtiveram excelentes resultados, com vários a posicionarem-se entre os melhores a nível Nacional!  Assim, e...

Apurados os vencedores da primeira fase do Concurso Concelhio Leitura 2025-2026

Decorreu, no dia 15 de janeiro, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, a primeira fase do Concurso Concelhio de Leitura. O concurso contou com uma elevada participação dos jovens - 34 do 3.º Ciclo e 42 do ensino secundário que leram  O mundo em que vivi de Ilse Losa e Crónica de uma morte anunciada de Gabriel Garcia Márquez, respetivamente. Foram apurados para a próxima fase os participantes do 3.º Ciclo: Gabriela Mendes, 9.ºB, Maria Francisca Guerra, 9.ºB e Salvador dos Santos, 9.ºB. Os suplentes são Gabriel Monteiro, 8.ºD e Sofia Pereira, 7.ºB Do Secundário foram selecionados:  Isadora Afonso, 12.º F; Francisco Oliveira, 11.º D e Raquel Fundevila, 10.º A. Os suplentes são: Iara Pereira 10.ºH1  e Tiago Pinheiro, 10.ºB. A todos, o Sinal deseja as maiores felicidades -  e boas leituras!

Mistérios em 3D no átrio da escola

Encontra-se patente, no hall da nossa escola, uma mostra de dezenas de trabalhos em três dimensões realizados na disciplina de História, 7.º ano. Os alunos foram desafiados a (re)criar em materiais diversos e reciclados, edifícios e outras estruturas das épocas estudadas, desde a Pré-História ao Antigo Egito. Os jovens criaram tabelas de hominização, aldeamentos neolíticos, instrumentos pré-históricos, paisagens do Egito Antigo, pirâmides, múmias, máscaras, sarcófagos e canais do rio Nilo. Surgiu, ainda, um trabalho que representa um templo grego com as célebres colunas. Estes trabalhos criativos provam que também se aprende fazendo. A exposição poderá ser visitada de 8 a 22 de janeiro.