Avançar para o conteúdo principal

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!


No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados. 
A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho. 
Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associação de Estudantes, Madalena Oliveira, foi feita a celebração dos 92 anos de história desta instituição, que se iniciou enquanto Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto em 1932. 
Estiveram presentes, ainda, os Diretores de Agrupamentos Escolares e do Centro de Formação Beira-Mar, os Presidentes de Junta de Freguesia de Tavarede, de Buarcos e São Julião, de Ferreira-A-Nova e de Lavos, os representantes da Administração do Porto da Figueira da Foz, da PSP e da GNR, bem como os representantes dos patrocinadores dos prémios (Associação Doutor Joaquim de Carvalho, SINASE e CELBI). 
Este evento contou também com a participação da aluna Andreia Santos, do 12.º C, acompanhada ao piano pelo Guilherme Oliveira do 12.º B, que alegraram o momento com duas canções. 
De seguida, esta cerimónia deu principal destaque aos alunos que se notabilizaram pelo mérito académico e cívico de 2022/2023: o prémio de assiduidade, atribuído às 2 turmas mais assíduas, do básico e do secundário, e os Prémios Doutor Joaquim de Carvalho, atribuídos aos melhores alunos de cada ano de escolaridade. Ao melhor aluno de cada ano de ensino foi entregue um prémio monetário patrocinado pelas instituições: Associação Doutor Joaquim de Carvalho, SINASE, Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho e ALTRI. 
Em 2023/2024, nos 7.º, 8.º e 9.º anos, foram distinguidas as alunas (todas com média de cinco) Gabriela Abreu Lebre Mendes, Eduarda Pinto Penedo, Joana Almeida Marques Belo da Silva. No 10.º, 11.º e 12.º anos, foram distinguidos os alunos (todos com média entre dezanove e vinte valores) Pedro Guilherme de Morais Leitão, Branca Sofia Ferreira Palma de Castro Fernandes e Laura Perrolas Silva do Alferes Nunes. 
A cerimónia terminou com a verbalização, por todos os presentes, do lema da Escola Fomos, Somos e Seremos Sempre Joaquim de Carvalho!





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permi...