Avançar para o conteúdo principal

Figueira sem barreiras


Andámos pela cidade e reparámos que nem todas as pessoas têm acesso a alguns locais. Têm de andar pela estrada, pois não conseguem subir passeios, não tem acesso a alguns estabelecimentos, como, por exemplo, cafés, o edifício das Finanças, o Tribunal, casas de banho públicas, entre outros. Falamos das pessoas com deficiências motoras e da ausência de rampas de acesso ou da eliminação de barreiras arquitectónicas.

De acordo com o decreto-lei nº 163/2006 todas as pessoas, sejam deficientes ou não, têm direito às mesmas oportunidades de emprego e à qualidade de vida, com acesso facilitado a todos os locais públicos e privados.

Decreto-Lei n.º 163/2006

A promoção da acessibilidade constitui um elemento

fundamental qualidade de vida das pessoas, sendo

um meio imprescindível para o exercício dos direitos

que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade

democrática, contribuindo decisivamente para um

maior reforço dos laços sociais, para uma maior participação

cívica de todos aqueles que a integram e, consequentemente,

para um crescente aprofundamento da solidariedade no Estado social de direito.

Na sequência da Comissão Europeia, o Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia instituíram 2007 como o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.

Sensibilizar a opinião pública para o direito à igualdade e à não discriminação são os grandes objectivos. O ano europeu da igualdade de oportunidade para todos procura fazer circular, no conjunto da população, a mensagem de que todas as pessoas, independentemente do respectivo sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e orientação sexual, têm direito à igualdade de tratamento.


Ana Teresa Lontro 8ºA

Guilherme Santos 8ºA

Comentários

  1. Gostei de saber da preocupação destes jovens por um problema tão importante! Parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!