Avançar para o conteúdo principal

Entrevista ao Director Prof. Carlos Santos

Nome: Carlos Alberto Pais dos Santos
Idade: 51
Data de nascimento: 12/Outubro/1959 (Balança)
Formação: Filosofia
Nº de anos de ensino: 26
Nº de anos na gestão da escola: 14 nesta escola e 1 noutra escola
Filósofo preferido: Immanuel Kant
Citação preferida: “Faças o que fizeres, age sempre de tal modo que o teu comportamento possa vir a ser o princípio de uma lei universal.”
Música preferida: Pink FLoyd – “Dark Side of the Moon”
Filme preferido: “The day after”
Livro preferido: “Os Maias”
Prato preferido: Arroz de marisco


1 – Depois de quase um ano como director desta escola, qual o balanço da experiência?
O balanço é muito positivo. Tal facto deve-se ao contributo de todos os elementos da comunidade escolar, pela sua forma de estar e responsabilidade.

2 – Descreva-nos um dia à frente da direcção da escola.
Logo pela manhã, gosto de receber os alunos ao portão dando os bons dias. Por volta das 8:30h, quando os alunos já se encontram nas aulas, dou uma volta pela escola para saber se há barulho nos corredores, devido às obras. De seguida, vejo os e-mails e assino documentos.
Às 10:00h, no intervalo, vou até ao bar/refeitório/sala de professores.
Durante o resto do dia, reúno-me frequentemente com o fiscal das obras; tenho reuniões com as colegas da direcção; recebo professores, pais, alunos e outras entidades; resolvo situações inerentes ao dia-a-dia escolar.
Por fim, procuro ter tempo para pensar no futuro da escola.

3 – De que forma se envolve diariamente nas obras da escola?
Envolvo-me totalmente. Passo entre 3 a 5 horas por dia a tratar de assuntos relacionados com as obras. Mantenho reuniões frequentes com a fiscalização, entidade executante e com a Parque Escolar.

4 – Qual a sua opinião sobre a nova imagem e condições da escola?
Nunca tivemos assim a escola. Está com óptimas condições, sobretudo a nível de espaços interiores. Ainda vai chegar mais equipamento como sejam, computadores, projectores, quadros interactivos, mobiliário para a biblioteca, entre outros.
Estamos a construir uma escola nova para um futuro mais risonho.
Penso que toda a comunidade tem uma imagem bastante positiva da escola, do dia de hoje.

5 – O que faz para combater a pressão que vive no dia-a-dia?
Tento manter sempre a calma. Costumo correr todos os dias, pela tarde. E aos domingos, de manhã, cedo.

6 – Como pensa dinamizar os espaços interiores?
Acima de tudo, com o contributo e a responsabilidade de todos. Estamos a tentar criar espaços para toda a comunidade escolar frequentar. O refeitório/bar, já serve como espaço de convivo, entre os alunos. Pretendemos que o auditório sirva para a realização de várias actividades de enriquecimento curricular, e que a biblioteca seja ainda mais frequentada que antes, com as novas condições motivadoras, de que vai ser portadora.

7- Qual o maior desafio da escola nos dias de hoje?
Nos dias de hoje, o maior desafio é saber como organizar e gerir todo o espaço da escola, com segurança, com tão poucos assistentes operacionais. No entanto, em termos de segurança, temos ao nosso dispor a colaboração da Policia da Escola Segura, com quem tive reuniões no início do ano, onde se comprometeram, a controlar o transito ao início da manhã, junto à escola, para tornar mais fácil a entrada dos alunos.

8- Como vê a escola daqui a 20 anos? E os alunos?
Não vejo a escola muito diferente, apenas com acesso a mais tecnologia e com mais recursos do que tem hoje. E claro, espero ainda vê-la com mais sucesso.
Aos alunos, espero vê-los sorridentes, tal como os vejo este ano, quando entram na escola.

9- Uma mensagem para a comunidade educativa…
A mensagem é mesmo essa, que todos continuem a sorrir, pois o sorriso é a expressão facial que melhor demonstra o que vai na alma de cada um. Alunos sorridentes querem mostrar que estão felizes e satisfeitos, e é isso que queremos, é para isso que trabalhamos! Que cada um transporte consigo o sucesso da escola Joaquim de Carvalho.



Carla Rodrigues 11ºE
Marta Azevedo 10ºB
Sara Jorge 9ºA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!