Avançar para o conteúdo principal

Projecto “Escolas do Futuro” da Joaquim de Carvalho entre os seis finalistas



No passado dia 19 de Março, em Lisboa, quatro alunos do 12º ano (de Ciências e Tecnologias e de Artes) da nossa Escola, acompanhados pelo Director da escola, Professor Carlos Santos, e supervisionados pela Professora Elisa Matos, defenderam o seu projecto "Escolas do futuro", promovido pela EPIS (Empresários Pela inclusão Social), a que se candidataram 29 escolas a nível nacional. Destas, foram seleccionadas seis, entre as quais a Joaquim de Carvalho.

Com este concurso a EPIS lança aos alunos de Portugal o desafio de imaginarem o futuro das suas escolas. Colocar os alunos no centro do debate da Educação é o objectivo desta iniciativa, que consiste na realização de trabalhos centrados na partilha da visão imaginada das escolas de futuro, respondendo à pergunta genérica: “Como será a Escola do Futuro?”. Os três principais critérios de avaliação são a adequação ao tema proposto, a qualidade das ideias apresentadas; a criatividade da comunicação e dos suportes utilizados.

Daniel Mendes, Jessica Vicente, Miguel Alípio e Rui Liceia defenderam, perante um júri composto por representantes das diferentes Direcções Regionais de Educação e pelo representante da EPIS, Diogo Simões Pereira, o projecto da nossa escola, assente numa apresentação vídeo, rodado ao som de uma canção da autoria dos alunos (letra e música), “Escola do Futuro”. Nele são apresentados os espaços da escola (após a requalificação) em consonância com a perspectiva pedagógica e social que determina a prática educativa deste estabelecimento de ensino.

A 6 de Abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, as três melhores escolas apresentarão o seu projecto na 1.ª Conferência EPIS “Escolas de Futuro”. É elevada a expectativa relativamente à presença da nossa escola na fase final.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...