Avançar para o conteúdo principal

Entrevista à professora Isabel Cardoso

Houve alguma razão especial na escolha desta profissão? E porquê a disciplina de Inglês?

Em pequenina brincava às professoras. Foi sempre um sonho meu poder ensinar os outros, partilhar o que sei. A decisão de ser professora de Inglês veio muito cedo quando, comecei a aprender a língua, tinha 12 anos. Gostava muito das aulas e da professora, que teve sem dúvida uma grande influência escolha.

O que mais lhe agradava na profissão que exerceu ao longo destes anos?

Ensinar, ajudar a aprender, orientar os alunos que tinham verdadeiro gosto pela língua inglês.

Houve alguma turma que a tenha marcado particularmente? De que maneira?

Muitas turmas me marcaram de forma diferente, ou porque eram vivas e dinâmicas, tinham gosto em aprender, ou porque estabeleciam comigo verdadeiros laços afetivos, ou porque eram brilhantes em termos de conhecimentos.

Nota muitas diferenças entre os alunos que teve no início da sua carreira e os de agora? Quais?

Sim, há diferenças. Ultimamente, os alunos são menos interessados, menos trabalhadores e mais irreverentes. Alguns têm atitudes totalmente desadequadas.

O que a leva a manter uma relação de proximidade com a escola?

Foi nesta escola (no antigo Liceu) que estudei, foi aqui que iniciei a minha carreira como professora. É aqui que tenho a maior parte das minhas amigas e dos meus amigos. Os laços que me unem a esta escola são profundos.

Uma sugestão para melhorar a escola.

Acho que a escola funciona muito bem. Os problemas que por vezes surgem são exteriores à escola. Por isso, não tenho sugestões a fazer.

Uma mensagem para os leitores do “Sinal”.

Abram bem os olhos, absorvam tudo o que vos rodeia, não sejam indiferentes. Lutem pelos vossos ideais!

Ana maria Gonçalves 7ºA
José Almeida 7ºA


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!