Avançar para o conteúdo principal

DELF scolaire 2012

A nossa escola vai, pela primeira vez, proporcionar aos seus alunos a realização do DELF scolaire, nos dias 14 e 15 de maio.

O DELF é um Diploma de Estudos em Língua Francesa emitido pelo Ministério Francês da Educação e reconhecido no mundo inteiro. A aplicação do exame para obtenção do respetivo diploma oficial, em Portugal, está a cargo da Alliance Française. O DELF scolaire destina-se apenas ao público escolar, devendo a inscrição dos alunos ser feita através da respetiva escola.

Este diploma certifica as competências dos alunos dos ensinos básico e secundário a nível das compreensões oral e escrita e das produções oral e escrita, ao nível do quadro europeu comum de referência para as línguas da União Europeia, nos primeiros 4 níveis de dificuldade da língua francesa (A1, A2, B1, B2). O exame é constituído por uma prova escrita coletiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que o aluno se pretende candidatar.

Este diploma destina-se aos alunos que pretendem certificar internacionalmente as suas competências em língua francesa e/ou que queiram enriquecer o seu currículo. A certificação DELF é uma mais-valia para o curriculum vitae dos alunos que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas universidades francesas (onde são exigidos os níveis B1 e B2), empresas francesas, multinacionais e até empresas nacionais, que também selecionam currículos pelo domínio de línguas estrangeiras dos seus candidatos.

A informação foi divulgada pelos professores de francês, nas aulas, projetada em espaço escolar comum e publicada na página da escola (http://www.esjcff.pt/home.html ). Os alunos foram unânimes em considerar que num mundo cada vez mais competitivo, e perante o relevo que a França assume na conjuntura económica atual, esta é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e do currículo que deve ser valorizada. Todos reconhecem a importância do papel da escola na orientação dos seus alunos para o sucesso.

A adesão dos alunos na nossa escola ultrapassou as expectativas, atingindo as 48 inscrições (37 para o nível A1, 10 para o nível A2 e 1 para o nível B1). Dado o elevado número de participantes, a escola disponibilizou-se para receber nas suas instalações a aplicação do exame, para maior conveniência dos seus alunos.

O programa de Francês e as aulas desta disciplina preparam naturalmente os alunos para este efeito. No entanto, uma vez que esta é uma situação nova na escola, ao longo dos meses de abril e maio, haverá aulas de preparação (extra) para estes exames, na sala polivalente da Biblioteca, às terças e quartas das 13h50 às 14h25.

Bonne chance!

Profª Teresa Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma