Avançar para o conteúdo principal

DELF scolaire 2012

A nossa escola vai, pela primeira vez, proporcionar aos seus alunos a realização do DELF scolaire, nos dias 14 e 15 de maio.

O DELF é um Diploma de Estudos em Língua Francesa emitido pelo Ministério Francês da Educação e reconhecido no mundo inteiro. A aplicação do exame para obtenção do respetivo diploma oficial, em Portugal, está a cargo da Alliance Française. O DELF scolaire destina-se apenas ao público escolar, devendo a inscrição dos alunos ser feita através da respetiva escola.

Este diploma certifica as competências dos alunos dos ensinos básico e secundário a nível das compreensões oral e escrita e das produções oral e escrita, ao nível do quadro europeu comum de referência para as línguas da União Europeia, nos primeiros 4 níveis de dificuldade da língua francesa (A1, A2, B1, B2). O exame é constituído por uma prova escrita coletiva e uma prova oral individual, de acordo com o nível a que o aluno se pretende candidatar.

Este diploma destina-se aos alunos que pretendem certificar internacionalmente as suas competências em língua francesa e/ou que queiram enriquecer o seu currículo. A certificação DELF é uma mais-valia para o curriculum vitae dos alunos que pretendam candidatar-se a um estágio ou a um emprego em que a língua francesa seja requerida, pois é um diploma reconhecido internacionalmente, nomeadamente pelas universidades francesas (onde são exigidos os níveis B1 e B2), empresas francesas, multinacionais e até empresas nacionais, que também selecionam currículos pelo domínio de línguas estrangeiras dos seus candidatos.

A informação foi divulgada pelos professores de francês, nas aulas, projetada em espaço escolar comum e publicada na página da escola (http://www.esjcff.pt/home.html ). Os alunos foram unânimes em considerar que num mundo cada vez mais competitivo, e perante o relevo que a França assume na conjuntura económica atual, esta é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e do currículo que deve ser valorizada. Todos reconhecem a importância do papel da escola na orientação dos seus alunos para o sucesso.

A adesão dos alunos na nossa escola ultrapassou as expectativas, atingindo as 48 inscrições (37 para o nível A1, 10 para o nível A2 e 1 para o nível B1). Dado o elevado número de participantes, a escola disponibilizou-se para receber nas suas instalações a aplicação do exame, para maior conveniência dos seus alunos.

O programa de Francês e as aulas desta disciplina preparam naturalmente os alunos para este efeito. No entanto, uma vez que esta é uma situação nova na escola, ao longo dos meses de abril e maio, haverá aulas de preparação (extra) para estes exames, na sala polivalente da Biblioteca, às terças e quartas das 13h50 às 14h25.

Bonne chance!

Profª Teresa Rosa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...