Avançar para o conteúdo principal

Aproximação ao mundo do trabalho


Respondendo às incertezas que os jovens sentem relativamente a opções na sua vida futura, uma vez que as escolhas de prosseguimento de estudos devem estar ligadas não só ao mercado de trabalho mas também aos seus interesses e aptidões, a DT do 10ºD decidiu convidar os pais e EE dos alunos desta turma a encontrar locais de trabalho que pudessem oferecer aos seus educandos uma oportunidade de contactar diretamente com essa realidade.
Os Encarregados de Educação apoiaram e duas mães fizeram os contactos com o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Grupo Portucel  Soporcel, sito na Figueira da Foz. Estas duas entidades responderam positivamente e proporcionaram experiências diversificadas e muito ricas a todos os alunos que participaram. Em março, os alunos passaram três dias no Hospital, e em junho estiveram também durante três dias na Soporcel.  Passaram por setores diversos, sempre acompanhados e orientados por responsáveis das duas instituições. Puderam observar o que se faz e como se faz.


Estes foram alguns dos seus comentários:
“A experiência proposta pela nossa diretora de turma aos nossos encarregados de educação foi muito enriquecedora e interessante. Apercebi-me que havia áreas na saúde que me parecem apelativas.  Para além disso, esta experiência  proporcionou-nos umas férias diferentes e, a meu ver, conseguimos tirar algumas dúvidas.

Marta Roque (março 2012)

“Passei pelos serviços de fisioterapia, pediatria e imagiologia. Foram-me esclarecidas todas as dúvidas que coloquei e todos foram prestáveis; os serviços estavam muito bem organizados. Não tinha ideia do esforço e empenho necessários  no mundo do trabalho. Estou ansiosa pela próxima experiência”

Mafalda (março 2012)

“Foi uma experiência extraordinária que contribuiu bastante para o nosso desenvolvimento e gostaria imenso de repetir”

Andreia Cardoso (março de 2012)

“Achei que o trabalho estava bem organizado e sempre que necessário deram-me informações sobre os procedimentos, e eram esclarecidas dúvidas. Foi uma experiência fantástica para o meu enriquecimento pessoal e gostaria de repetir”
Diana Vicente (março de 2012)

“A experiência que tivemos na Soporcel, durante estes três dias, foi deveras entusiasmante e ajudou-nos muito a ter uma melhor perceção do que é o mundo laboral, incluindo cumprir horários e regras de segurança e saúde, tal como o uso de equipamento e vestuário adequado.

Também tivemos a oportunidade de conhecer toda a fábrica e de acompanhar e entender todo o processo do fabrico de papel, passando pelas áreas de Manutenção, Laboratórios, Produção de Pasta, Produção de Papel, Transformação, ficando assim, com uma melhor noção de todo o trabalho implícito para produzir uma folha de papel.

Além disso, ficamos a conhecer quais são as habilitações e competências necessárias para poder trabalhar numa unidade fabril como a Soporcel.

Com isto, queremos dizer que esta experiência foi muito agradável, interessante e enriquecedora para nos ajudar a escolher o nosso futuro."

 Fátima Lopes e  Inês Ramos

“Penso que a minha estadia na Soporcel foi uma mais-valia nas minhas experiências como jovem, acho que é muito importante ter a noção de como é, realmente, o mundo laboral. Na minha opinião o que gostei mais de lá foram os laboratórios onde se faziam testes ao papel mas as áreas necessárias na Soporcel são muito diversificadas. Recomendo a todos os alunos que pensam em seguir uma carreira no mundo da indústria este tipo de experiência e definitivamente eu voltaria a repeti-la.”

  Miguel Claro

“Na minha opinião, a experiência na Soporcel foi muito enriquecedora. Para além de me ter mostrado as exigências que coloca a quem pretenda enveredar por este tipo de atividade, mostra igualmente a diversidade de funções que aí se podem desempenhar e os desafios que as mesmas apresentam. Também me mostrou que o trabalho em equipa é fundamental e que só com ele as empresas podem ter lucros e sucesso. Para finalizar, recomendo esta experiência a todos os alunos da área de Ciências, pois dá-nos uma pequena ideia do que é o trabalho real feito numa empresa como a Soporcel

João Cardoso

Profª Regina Carvalheiro








Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...