Avançar para o conteúdo principal

Aluna belga na nossa escola

                                                 

Gwenny a participar num intercâmbio na nossa escola


 Gosto muito desta escola porque durante as aulas nós podemos falar um pouco e rir. Na Bélgica temos de estar sérios, não podemos falar nem rir. Cá os professores são simpáticos, falam com os alunos e isso é melhor para nós.



Chamo-me Gwennoline, mas tratam-me por Gwenny. Tenho 15 anos, em breve terei 16 (nasci a 5 de Novembro.) Sou belga e habito em Namur. Penso estudar psicologia clínica e, mais tarde, gostava de trabalhar com pessoas que estão presas. Também quero ir durante um ano para o Peru, depois de acabar o secundário.
Decidi vir passar algum tempo no estrangeiro, porque não gosto da Bélgica e porque queria mudar de ares! Como estudo espanhol, pensei em ir para Espanha, mas preferi Portugal porque a língua é parecida e é um país muito mais bonito.
Quando eu cheguei aqui, à minha família de acolhimento, senti-me feliz e já me adaptei.
O povo português é simpático e caloroso, emociona-se facilmente enquanto que na Bélgica as pessoas são mais distantes.
Estou em Portugal, há um mês e prefiro estar cá do que na Bélgica, porque lá a minha rotina é sempre a mesma, aqui é muito diferente.
Gosto muito desta escola porque durante as aulas nós podemos falar um pouco e rir. Na Bélgica temos de estar sérios, não podemos falar nem rir. Cá os professores são simpáticos, falam com os alunos e isso é melhor para nós.
 Esta escola é maior do que a minha, tem mais cor, é mais alegre. Lá não há tanta cor, e é tudo mais monótono.
Durante a semana, estudo um pouco. Já fiz um teste de Geografia (em português!) mas não percebi as perguntas todas. Estou a fazer um esforço para falar português e já compreendo melhor.
Já conheço muita gente e tenho alguns amigos. Ao fim de semana, saio com eles à noite e divertimo-nos.
 Mas sinto falta da comida belga! Aqui come-se sopa, peixe, fruta, um pouco de carne… Na Bélgica, todos os dias comemos coisas diferentes. Ao pequeno almoço, cereais, pão, muita variedade de queijos, pão com carne; ao almoço, massa com molhos diferentes (à base de natas, queijo e especiarias); ao lanche, gelado ou bolo, batidos e sumos; ao jantar, carne ou peixe com salada e batatas, à sobremesa um pedaço de chocolate.
Regresso à Bélgica no dia 2 de dezembro. Sinto que o tempo passa depressa. 

                                                                                                                                               Ana Cláudia, Amaro 8ºA
                                                                                                                                             Catarina Pena, 7ºC
                                                                                                                                             Gwennoline Willame, 11ºG

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!