Avançar para o conteúdo principal

Olhar a nossa Biblioteca


Comemorou-se, em outubro, o mês internacional das bibliotecas escolares.
No âmbito desta comemoração, o Sinal foi entrevistar a professora bibliotecária da nossa escola, Dra. Júlia Seiça, e a assistente operacional que com ela trabalha mais diretamente, Anabela Ângelo.


Entrevista à professora bibliotecária, Dra. Júlia Seiça

Gosta do que faz?
Gosto muito!
Há quanto tempo é professora bibliotecária?
Estou na biblioteca escolar desde o ano letivo 2001/2002.
O que a motiva a trabalhar na nossa biblioteca?
Os desafios que vão surgindo em cada ano letivo, as diferentes atividades realizadas com os diferentes departamentos e, principalmente, poder trabalhar com os alunos que usufruem dos recursos da biblioteca.
É necessário algum tipo de formação para desempenhar este cargo?
É necessário ter formação ao nível das bibliotecas escolares e das tecnologias da informação e comunicação.
Qual a sua relação com os livros?
Sempre gostei muito de ler e, antes de saber ler, queria que me lessem tudo, sobretudo a minha avó materna.
Qual a função da biblioteca escolar nos dias de hoje?
A grande função da biblioteca é a promoção da aprendizagem, fornecendo aos seus utilizadores recursos e serviços que possibilitem trabalho individual e em grupo e a promoção da aprendizagem ao longo da vida.
De que forma comemorou a biblioteca este mês?
O mês de outubro é o mês internacional da biblioteca escolar e foi comemorado com visitas guiadas à biblioteca e formação de  utilizadores para os alunos dos 7º e 10º anos de escolaridade.
Outras atividades são a comemoração dos 800 anos da Língua Portuguesa, com uma exposição que tem estado patente e a participação na rota das bibliotecas.
Que mensagem gostaria de deixar aos leitores do Sinal?
Utlizem a biblioteca escolar e usufruam dos seus recursos porque este espaço é vosso!



Artur Cardoso,  7ºC
Ruben Fidalgo, 7ºC
Tiago Gomes, 7ºC



Entrevista à assistente operacional, Anabela Ângelo

Há quanto tempo trabalha na biblioteca da escola?
Trabalho cá há quinze anos.
Gosta de trabalhar neste espaço? Porquê?
Gosto muito de trabalhar cá, porque eu gosto muito de livros.
Que tipo de apoio presta aos alunos ao longo do dia?
Estou no balcão da receção e  dou  apoio na pesquisa dos materiais. Tento apoiar em tudo o que me pedem.
Tendo em conta que outubro foi o mês das bibliotecas escolares, o que houve de diferente na nossa BE? 
Ao longo do mês de outubro, esteve um  placar na entrada a lembrar a comemoração o mês das bibliotecas. Entre outras atividades, gostaria de destacar uma visita de crianças de uma escola do primeiro ciclo.
Considera que os alunos aproveitam bem este espaço tão agradável?
Sim. Existem muitos alunos que frequentam a biblioteca e que aproveitam bem o espaço.
Quer deixar uma mensagem aos leitores do Sinal?
Que aproveitem tudo o que está disponível na biblioteca e que leiam mais porque ler é importante e é bom.

Artur Cardoso, 7ºC
Ruben Fidalgo, 7ºC
Tiago Gomes, 7ºC
Daniela Costa,  7ºA
Guilherme Marques, 9ºC
Afonso Pereira, 7ºD


Aqui ficam imagens de algumas atividades desenvolvidas durante o mês de outubro:


Formação de utilizadores para os alunos do 7º e 10º anos






Rota das bibliotecas: comemoração do dia internacional da biblioteca escolar, 27 de outubro, com a dinamização de atividades que envolveram  os alunos do 1º ciclo, do Centro Escolar de Vila Verde pertencente ao Agrupamento de Escolas Figueira-mar.


 









Rota das bibliotecas: visita à Biblioteca Joanina com os alunos do 10º ano, turmas C e D.




  



 






Alexandre Hing, 7ºD
Diogo Nogueira, 7ºD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...