Avançar para o conteúdo principal

Por onde andam os nossos antigos alunos...

Dando seguimento à rubrica que iniciámos, na passada semana,  aqui fica a nossa conversa com Pedro André Pessoa, aluno do Curso de Medicina em Coimbra.



Como foi a integração?
Inicialmente, sentimo-nos um pouco perdidos e sozinhos, mas a integração é bastante facilitada pelos alunos mais velhos. Logo no primeiro dia de matrículas, conhecemos novas pessoas, tanto  caloiros como doutores do nosso curso, ou não, e as pessoas abordam-nos
ao verem que somos caloiros. Em relação à integração na cidade, para quem não está habituado aos transportes públicos e a andar a pé, pode ser mais complicado, mas a adaptação é rápida. Passam  autocarros com frequência e, em último recurso, os táxis também são fáceis de encontrar. Relativamente à habitação, convém ficar perto do local onde irão decorrer as aulas, mas caso contrário a rede de transportes, como referi, é bastante útil. Outro aspeto importante são os colegas de quarto, se já se conhecerem ainda melhor, facilita nos primeiros tempos, como aconteceu comigo. Caso sejam desconhecidos,  aconselho-vos a ficarem com alguém do mesmo curso.
Como são as aulas? Qual a diferença entre as aulas do secundário e aulas da universidade? 
As aulas são totalmente diferentes das do secundário. Relativamente ao meu curso, temos aulas teóricas e práticas. As teóricas são de manhã e em grandes auditórios com todos os alunos. Os professores dão as aulas a um ritmo muito mais acelerado do que no secundário e não temos tempo para captar tudo o que é dito. Nalgumas aulas nem apontamentos se consegue tirar, limitamo-nos a ouvir. As aulas práticas já são em turmas, com menos gente e, à tarde, estas já são mais equiparadas às do secundário.
Foram praxados? Qual a vossa opinião acerca das praxes?  
Fui praxado e sou a favor. Não é preciso ter medo das praxes. No meu caso, não me fizeram nada de mal, apenas algumas brincadeiras. Contudo, há pessoas que não se sentem confortáveis com isso e não gostam muito de ir. As praxes não são obrigatórias, se quisermos  ir, vamos, mas se não quisermos, não temos de o fazer. Insistam um bocado porque, inicialmente, a integração é feita basicamente nas praxes e, se não formos, perdemos um pouco a parte social. É importante conhecermos os nossos colegas e doutores e para isso as praxes são a via mais eficaz. Além das praxes, que vão sendo marcadas ao longo das primeiras semanas, há também vários convívios que são importantes na integração.
Desejo-vos um bom trabalho !



Joana Silva 9ºC 

Catarina Pena 9ºC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!