Avançar para o conteúdo principal

Escolíadas – Joaquim de Carvalho na Final


Equipa da Joaquim de Carvalho

Em resultado da disponibilização da Prof.ª Adélia Batata para abraçar e liderar este projeto, a nossa Escola, em fevereiro de 2015, decidiu participar na 26ª edição do concurso interescolas Escolíadas 2015.
Fruto de uma forte determinação e de um trabalho diário de empenho e dedicação, a Prof.ª Adélia Batata soube entusiasmar uma equipa constituída por 22 elementos, quatro professores e dezoito alunos do ensino secundário, de diversos cursos, e uma claque, composta por alunos do terceiro ciclo e secundário, capazes de montar uma coreografia dinâmica.
Para levar este projeto a bom porto, contou com a colaboração próxima de vários professores, que prontamente se envolveram no projeto e que nele acreditaram, trabalhando com empenho. Foram eles o Prof. Rui Feteira, que orientou a prova de teatro, em que participou a Prof.ª Margarida Bessone. Para esta prova contou também com a colaboração da Prof.ª Graça Alves. A supervisão da claque ficou a cargo do Prof. Carlos Belo e da Prof.ª Susana Baptista. A prova de música e dança também foi orientada pela Prof.ª Adélia Batata. Por fim, a prova de artes plásticas foi idealizada pela Prof.ª Adélia Batata, que a realizou durante o espetáculo, em colaboração com a aluna Patrícia Cabete do curso de Artes Visuais. A caracterização das personagens do teatro e dos elementos da claque ficou a cargo dos alunos David Pedrosa e Carolina Pereira e da Profª Susana Baptista. De salientar, também, o envolvimento de muitos outros colaboradores, Prof. Francisco Moço, Prof. Paulo Plácido, vários Assistentes Operacionais, nomeadamente, Sr. Carlos Dinis. Contámos também com a parceria artística do Conservatório Maestro David de Sousa, nas pessoas do Professor Nuno Bettencour e da Prof.ª Katy, e do cabeleireiro Rubenyvan, que pronta e graciosamente se disponibilizou a “despentear” os nossos concorrentes. Destacamos, também, os alunos Jorge Oliveira, André Varela e Gabriel Castro do Curso Profissional de Técnico de Multimédia, que além de fazerem a cobertura de todo o evento, criaram uma animação virtual para a prova de música e dança.
Inspirados pelas palavras de Fernando Pessoa, que lembra que sem loucura o homem não passa de “uma besta sadia”, de um “cadáver adiado que procria”, e que, tal como D. Sebastião, o homem deve ser “Louco, sim, louco”, e querer “grandeza qual a Sorte a não dá”, elegemos para tema da nossa Escola a LOUCURA! Foi este o tema que subordinou todas as provas, elegante e energicamente apresentadas pela aluna Madalena Trincão do 12º ano.
Concluída a primeira etapa, e, apesar de termos começado tardiamente, pelo que o tempo de preparação foi diminuto, passámos à segunda fase, à final, onde estaremos ainda mais animados e com mais determinação, para o que solicitamos, desde já, a colaboração de toda a comunidade, na preparação para as provas e na presença no espetáculo de dia 22 de maio.

Equipa

Prof./Aluno
Nome
Turma
Prova
1.
Professora
Adélia Batata

Artes Plásticas
2.
Aluno
Patrícia Cabete
12ºG
Artes Plásticas
3.
Aluno
Miguel Duarte
11ºD
Cultura Geral/ Música
4.
Aluno
Guilherme Ferreira
11ºD
Cultura Geral/ Música
5.
Professora
Margarida Coutinho

Teatro
6.
Aluno
Sofia Barros
12ºG
Teatro
7.
Aluno
Luzia Rocha
10ºH
Teatro
8.
Aluno
Lina Rodrigues
10ºH
Teatro
9.
Aluno
Tatiana Sousa
10ºH
Teatro
10.
Aluno
Ana Beatriz Almeida
10ºH
Teatro
11.
Professor
António Rui Feteira

Teatro
12.
Aluno
Mafalda Pedrosa
11ºF
Dança
13
Aluno
Ana Rita Silva
12ºG
Música
14.
Aluno
Joana Soares
11ºD
Música
15.
Aluno
Patrícia Russo
11ºA
Música
16.
Aluno
Nuno Oliveira
11ºD
Música
17.
Aluno
Diogo Martinho
11ºD
Música
18.
Aluno
Mariana Martins
12º D
Dança
19.
Aluno
Catarina Jordão
11ºF
Dança
20.
Aluno
Ana Isabel Romeiro
12ºD
Cultura Geral
21.
Aluna
Diana Santos
11ºD
Cultura Geral
22.
Professora
Susana Baptista

Claque

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua