Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Nelson Pinto Campeão Nacional de Salto em Altura


Nelson Pinto recebeu o 1º lugar do pódio do Campeonato Nacional de Atletismo com 1,95 m.

BI:
Idade:16
Naturalidade: Figueira da Foz
Residência: Figueira da Foz
Passatempo favorito: Atletismo
Profissão futura: Engenheiro


S: Com que idade é que começaste a praticar desporto?
Comecei a praticar atletismo aos 10 anos, foi o 1º e único desporto que experimentei. Esta oportunidade de começar a praticar atletismo surgiu como uma ocupação de tempos livres no Verão. Como o meu pai também praticou atletismo,  incentivou-me a participar nestas ocupações. Decidi ir e desde logo gostei, até que acabei por ficar a "tempo inteiro". No início, ainda comecei por fazer corta-matos e a dedicar-me às corridas, mas ao fim de 2 anos experimentei o salto em altura e até tinha algum jeito!

S: Sabemos que és atleta federado. O que fizeste para atingir este nível?
O meu treinador decidiu começar a levar-me a competições, e para tal tinha de estar federado.

S: O que mais te atrai nesta modalidade?
Em termos de disciplinas dentro do atletismo, estou muito relacionado com a parte de saltos, tais como salto em altura, triplo salto e salto em comprimento. Atraem-me bastante pois tenho sempre o objetivo de conseguir chegar mais longe (saltar mais longe, saltar mais alto...). Esta modalidade também me atrai bastante devido às amizades que criei com inúmeras pessoas por todo o país. Sou também uma pessoa bastante competitiva, gosto de fazer o melhor e penso que esta modalidade se adequa muito bem a mim.

S: Como consegues conciliar a tua vida pessoal com o desporto?
Não é difícil conciliar a vida de estudante com a de desportista, dando o melhor em cada uma delas, tudo se torna mais fácil. Mas é necessário grande capacidade de organização para aproveitarmos o tempo com aquilo que realmente é importante. Nunca senti falta de tempo para estudar.

S: Quantas horas ocupas semanalmente com os treinos?
Ocupo cerca de 8 horas semanais.

S: Qual é o teu recorde pessoal?
O meu recorde pessoal no salto em altura é de 1,96 m. Tenho também um recorde pessoal de 13,36 m no triplo salto.

S: Quantos prémios é que já ganhaste?
Já ganhei imensas medalhas, principalmente em campeonatos distritais, mas realço as 5 medalhas nacionais que tenho, entre as quais o 1º lugar do salto em altura e o 2º lugar no triplo salto, ambas no Nacional de Juvenis na época passada (2014/2015). Foi uma época bastante boa, em que consegui três títulos nacionais no salto em altura (nacional escolar, nacional de juvenis e Torneio Olímpico Jovem, representando a seleção de Coimbra neste último).

S: Com quantos anos ganhaste a tua primeira medalha?
Ganhei a minha primeira medalha com 12 anos no campeonato distrital de corta-mato.

S: Quais são os teus objetivos para o futuro?
O meu maior objetivo enquanto atleta passa por participar nuns Jogos Olímpicos. Gostava imenso de representar as cores nacionais num grande evento como este. Mas já seria um grande orgulho representar a nossa nação nuns campeonatos do Mundo ou da Europa.

S: Qual a mensagem que gostarias de deixar aos leitores do Sinal?

Que nunca desistam dos seus sonhos, pois com trabalho e dedicação tudo é possível de se alcançar, tanto na escola como em qualquer desporto!


Raquel Almeida, 8º C
Maria Pereira, 7ºD
Mafalda Mateus,7ºB

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma