Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Catarina Coelho - Presidente da AE

Fomos entrevistar a atual presidente Associação de Estudantes, Catarina Coelho, aluna do 12º ano. Aqui fica o resultado da nossa conversa!
Sinal - Porque querias ser presidente da AE?
Catarina Coelho - Ser presidente da AE não foi algo que quis desde o início. Na verdade, nunca foi algo que tivesse desejado e em que tivesse pensado antes de “embarcar” nesta aventura.
Tudo começou quando eu e um grupo de amigos decidimos formar uma lista, com o intuito de lutar por uma Associação de Estudantes mais dinâmica, que interagisse mais com os alunos e que os fizesse sentir que a Escola, além de um local de aprendizagem, é também um espaço onde se podem realizar atividades muito interessantes e divertidas.
Quando tomámos esta iniciativa, não decidimos logo os cargos de cada um. Na verdade, optámos por esperar e ver quem melhor se destacaria para os cargos da direção. Entretanto, cada um de nós (entre 12 elementos) votou naquele que considerou mais apto a desenvolver os cargos de presidente e de vice-presidente, sendo que eu e o Miguel Duarte fomos os mais votados. Assim, assumimos esta responsabilidade e, juntamente com toda a equipa, trabalhámos muito para atingir o objetivo de alcançar a Associação de Estudantes. 
S - Em que se inspiraram para o nome da lista?
C.C. - Foi bastante complicado… Queríamos um nome com um significado bastante forte.
A palavra “Strike” tem diversos significados, entre os quais, o ato de derrubar todos os pinos, à primeira tentativa, num jogo de "bowling". Assim, quando nos lembrámos deste nome durante uma reunião, todos os presentes concordaram imediatamente com o mesmo, pois, para além de ser uma palavra com a qual todos estão familiarizados, também passa uma mensagem bastante especial: a ideia de que nós (que simbolizamos a bola) “derrubamos” todas as dificuldades (os pinos).
Assim, depois de uma votação entre todos os membros da lista, “Strike” foi o nome eleito.
S -Tiveram algum percalço durante a campanha? E após a mesma?
C.C. - Sim, tivemos… Apesar de toda a nossa equipa estar bastante bem organizada, foram surgindo alguns contratempos durante a campanha.
Um deles, que foi o que me deixou mais nervosa, ocorreu no terceiro e último dia de campanha. Os nossos convidados para essa data — a banda Grognation e o ator Afonso Maló —, residentes em Lisboa, atrasaram-se na viagem até à Figueira da Foz, devido ao mau tempo, chegando quase dez minutos depois do início do intervalo. O tempo de espera foi desesperante, pois sabíamos que estávamos a desperdiçar tempo crucial da nossa campanha. No entanto, conseguimos entreter os alunos com muita música e animação e, no final, sentimo-nos bastante orgulhosos, pois, apesar do contratempo, tudo resultou muito bem!
S - Pensam que tiveram uma boa adesão por parte dos alunos?
C.C. Sim, sem dúvida! Aliás, isso foi o que mais marcou o nosso percurso! Tanto antes, como após a campanha, foi notável todo o apoio que recebemos por parte dos alunos. A verdade é que, com o decorrer do tempo, formámos uma equipa bastante unida e empenhada.
S - Qual foi a sensação ao perceberem que a vossa lista tinha ganhado?
C.C. Foi muito gratificante. Sentimos que todo o esforço e trabalho árduo foram recompensados, pois, afinal, conseguimos alcançar tudo aquilo por que sempre lutámos — a AE. Além disso, foi um orgulho enorme perceber que, juntos, construíramos uma “família” e que tínhamos ultrapassado imensas adversidades, que jamais imaginaríamos conseguir superar.
S - Foi difícil arranjar patrocínios?
C.C. Bem… Não diria difícil, mas antes muito trabalhoso! De facto, tivemos imensas reuniões com possíveis patrocinadores de lojas e empresas. Apesar de termos ouvido muitos “não”, no geral tivemos um balanço bastante positivo.
S - Quais os planos, este ano, a desenvolver pela AE?
C.C. O nosso programa eleitoral inclui diversas atividades, desde ações de solidariedade até ao desporto e lazer dos alunos, sendo que a solidariedade foi e está a ser uma grande aposta por parte da AE.
Aqui deixo o nosso programa eleitoral, o qual já está parcialmente a ser cumprido:
Desporto: torneios de futsal, basquetebol e “jogo do mata”; dias fitness; caminhadas solidárias.
Lazer: torneio de LOL/CS; celebração de dias nacionais e internacionais; workshops de dança, maquilhagem, música, costura, fotografia e escultura; projeto “Música de Bar”.
Artes e eventos: festa de final do ano letivo; desfile de moda; palestras com especialistas convidados; transmissão de mensagens de caráter social, através da arte; sessões de cinema.
Comunicação: criação de um site oficial da AE e plataforma online com recursos pedagógicos; rádio da Escola com dias temáticos e “discos pedidos”; criação de uma “caixa de sugestões” para crescimento e melhoria da Escola; criação de rubricas para divulgação de eventos; divulgação e apoio da AE face a concursos/programas que abranjam toda a comunidade escolar.
Solidariedade: criação de dias solidários; realização de rastreios; palestras sobre voluntariado; participação em ações de voluntariado em instituições da nossa cidade; atividades com alunos com necessidades educativas especiais e multideficiências.
S - O que podemos esperar da AE?
C.C. A AE está totalmente disponível para todos, sendo que toda a comunidade escolar pode contar com o nosso apoio incondicional! Além disso, a animação e boa disposição estão sempre presentes, de forma a tornar a Escola menos monótona e mais alegre! 
S - Como és do 12.º ano, não consideras que seria mais benéfico que o presidente fosse de outro ano?

C.C. Ser do 12.º ano, na minha opinião, é uma grande vantagem, pois, nesse ano, o nosso horário escolar é favorecido em relação aos anteriores e, desse modo, permite-nos estar mais disponíveis. Além disso, ao longo dos anos, a experiência também aumenta, o que nos leva a ter uma perspetiva e um modo de abordar os restantes alunos mais maturada e diferente, seguramente para melhor! 
Mafalda Mateus, 7ºB
Maria Pereira, 7ºD
Diogo Nogueira, 8ºD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!