Avançar para o conteúdo principal

Joaquim de Carvalho oferece experiências de surf / bodyboard e vela






Desde o ano letivo de 2015/2016 que a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, em parceria com a Associação de Bodyboard da Foz do Mondego (ABFM), o Clube Náutico da Figueira da Foz e a Câmara Municipal da Figueira da Foz, se constitui, no âmbito do programa de Desporto Escolar, como Centro de Formação Desportiva de Desportos Náuticos, com as modalidades de surf/bodyboard e vela. Este ano, todas as turmas da escola terão oportunidade de experienciar estes desportos durante uma aula de Educação Física sob a orientação dos professores Carlos Belo, Paulo Simões, Carlos Furtado e  José Martins.

Após um ano da implementação deste centro de formação, o Sinal foi auscultar alguns dos responsáveis por esta iniciativa, tendo-se deslocado para o efeito à Praia de São Pedro, no dia 27 de outubro. Na praia estavam também o Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a Coordenadora do Departamento de Educação Física, Dr.ª Paula Feteira, e o Vereador do Desporto, da Câmara Municipal, Dr. Carlos Monteiro. Assim. fomos falar com eles.

Sinal: Qual a importância para a Escola de haver o Centro de Formação Desportiva de bodyboard e surf e vela a funcionar na Escola?

Dr. Carlos Santos (Diretor da E. S. J. C) : Em primeiro lugar, esta atividade destina-se a todas as escolas do concelho, tendo inclusivamente já participado alunos de outros concelhos como Mortágua, Guarda, Mira, entre outros. Por outro lado, e uma vez que a escola está situada perto do mar, todos os jovens têm oportunidade de praticar desportos náuticos, tais como, o bodyboard, o surf e a vela. Na nossa escola, foram disponibilizados os clubes de surf/bodyboard.

Sinal: Qual a importância, em termos desportivos, destas modalidades?

Profª Paula Feteira: Neste momento, estão a participar 18 alunos que são do desporto escolar. Ao longo do ano, o CFD (centro de formação desportiva) tem integrado todos os alunos que pretendem experimentar estas atividades e outros que vêm repetir a experiência. Devo acrescentar que a nossa escola tem diversos desportos incluídos no Desporto Escolar, entre os quais o atletismo, o basquetebol, o badminton e, por fim, o golf.

Sinal:Qual a importância para o concelho desta oferta desportiva?

Dr. Carlos Monteiro (vereador da Câmara Municipal): É importante para o concelho, porque são desportos recentes, tanto para as pessoas como para os alunos, tendo estes possibilidade de praticar os ditos desportos náuticos. Vendo de outra maneira, também faz com que a Figueira da Foz seja reconhecida e distinguida das outras cidades. Nesta atividade, mais de 1000 jovens já participaram nesta experiência “deslizante”, digamos assim.


Após um ano de atividade, o balanço desta iniciativa é extremamente positivo.


Desejamos um ano cheio de boas ondas!


Bernardo Francisco, 8ºA
Inês  Farinha, 9ºC
Bárbara Félix, 9ºC









Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...