
Por outro lado, pretendeu-se que esta atividade se constituísse como um complemento de aprendizagens curriculares, bem como fosse geradora de novas aprendizagens.
A manhã teve início com o acender do facho olímpico, pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, na Praça da Europa, de onde partiu para, em estafeta, percorrer a cidade, passando por diferentes mãos de alunos trajados a rigor como cidadãos atenienses. Chegados à Escola, foi acesa a pira olímpica, dando início à recriação das Olimpíadas Gregas.
Foram disputados jogos de luta, corrida de “quadrigas”, salto em comprimento, lançamento do dardo e velocidade. Ainda de manhã, os alunos participaram no concurso “À procura do retângulo de ouro” – concurso de conhecimentos de Matemática.
À tarde, a cidade viu “gregos e romanos” a participarem no “Percurso dos Sábios” – prova de orientação e conhecimentos de Ciências Naturais e Física e Química.
Pelas 19 horas, deu-se início ao “Banquete Romano”, que após vários apontamentos culturais - música, recitação e teatro - apresentou uma degustação de pratos tipicamente romanos, regados com o néctar dos deuses e outros momentos culturais, entre os quais um desfile de deuses do panteão romano.
Durante todo o dia, a Escola viveu o mundo clássico por meio de outras atividades permanentes, em diversos locais da instituição, destacando-se uma exposição de trabalhos de Artes (pintura, escultura e gravura), projeção de filmes e mostra bibliográfica na biblioteca escolar.
Comentários
Enviar um comentário