Avançar para o conteúdo principal

À conversa com ....Pedro Cordeiro


BI
Idade- 21 (17/10/1996)
Naturalidade-Coimbra

Residência- Lisboa
Passatempo favorito - Assistir a jogos de Futebol
Profissão futura - Gestor de Recursos Humanos

Licenciou-se, em junho de 2017, em Administração Público-Privada na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo recebido o prémio Gama Barros, um prémio monetário atribuído ao melhor aluno do curso. Atualmente, está a frequentar o primeiro ano de um mestrado em Gestão de Recursos Humanos no ISCTE

Como é que os anos passados nesta escola contribuíram para o teu sucesso?
Bom dia, considero que esta escola foi fulcral para o meu desenvolvimento enquanto estudante, mas acima de tudo enquanto pessoa, na medida em que os professores tiveram um papel de enorme importância ao auxiliarem-me quanto tinha dúvidas ou não percebia certos exercícios. Acima de tudo, penso que o grau elevado de exigência a que estive sujeito em simultâneo com a ajuda dos professores que tive o privilégio de conhecer tiveram um papel essencial naquilo que se pode considerar um bom desempenho académico.

Que método de estudo está por trás dos bons resultados obtidos?
No que me diz respeito, o meu método de estudo passa por uma organização sistemática das matérias que dou nas aulas, concomitantemente com a importante compreensão dos conhecimentos necessários através de outras leituras.

O que representa este prémio no teu percurso escolar?
Eu encaro este prémio, acima de tudo, como um reconhecimento do meu (árduo!) trabalho para atingir os meus objetivos académicos. A meu ver, poderá vir a ser importante quando me candidatar a um possível emprego como uma prova do meu empenho e da minha competência.

Como descreves esta experiência de mestrado no ISCTE?
Até agora, e sendo que vou agora para o segundo semestre do meu primeiro ano, considero que tem sido uma experiência enriquecedora,  uma vez que o ISCTE tem uma abordagem de ensino muito prática o que contrasta quase por completo com o ensino praticado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra que é, por sua vez, muito teórico. Além disso, o que mais aprecio no ISCTE é o ambiente de integração e de convivência entre estudantes à semelhança do que existe em Coimbra, o que, confesso, foi uma boa surpresa para mim.

Como é a rotina de um mestrando?
A rotina de um mestrando, no que me diz respeito, baseia-se em ter aulas na parte da manhã, período em que se faz uma aprendizagem intensiva e específica dos conteúdos programáticos. Na parte da tarde, há que fazer o estudo dos mesmos, tanto na biblioteca, como em casa. 

O que pensas fazer após completar o mestrado?
Após completar o mestrado, gostaria de começar a trabalhar na área de Gestão de Recursos Humanos, numa primeira fase em Portugal e, seguidamente, caso se apresente a oportunidade, exercer no estrangeiro com vista a ganhar mais experiência internacional sobre as práticas de Recursos Humanos. 

Que mensagem deixas para os leitores do Sinal?

Gostaria de desejar o maior sucesso a todos os estudantes e, se me é permitido um conselho, diria àqueles que estão agora a dar os primeiros passos no ensino secundário que se assegurem de que escolheram uma área de estudos de que gostam, porque vão ter de estudar bastante para adquirir competências que lhes permitam, posteriormente, vir a integrar o mercado de trabalho. Muitas felicidades!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...