Avançar para o conteúdo principal

Entrevista ao presidente da AE, Guilherme Simplício



Nome: Guilherme Afonso Azenha Cerqueira Simplício 
Idade: 17
Passatempos: pratico basquetebol
Profissão futura: ainda a definir (no entanto,  tenho a ambição de conseguir melhorar o mundo de certo modo)

S. - O que te motivou a desejar ser presidente da AE?
G.S. - Houve vários motivos que me motivaram a desejar ser presidente da AE. No entanto, o que mais mexeu comigo foi o dever cívico de tentar fazer, juntamente com a grande família “Cosmos”, o que podia por uma escola melhor.

S. - Em que se inspiraram para o nome da lista?
G.S. - O nome foi fruto de um brainstorming muito intensivo que nos levou à conclusão de que queríamos algo que representasse e lutasse por tudo e todos, o universo, o cosmos. 

S. - Tiveram algum percalço durante a campanha? E após a mesma?
G.S. - Tivemos uma preparação meticulosa da campanha mas, como é expectável, nem tudo correu exatamente como planeámos. O importante em momentos de aflição é manter a cabeça fria porque, muitas  vezes, há uma forma bastante simples de dar a volta à situação. Depois da campanha, temos tido problemas pontuais mas, como diz o ditado, só erra quem tenta e a AE tem dinamizado um grande número de atividades, todas com um balanço positivo, na minha opinião.

S. - Qual foi a sensação ao perceberem que a vossa lista tinha vencido? 
G. S. - Quando me apercebi de que a lista tinha ganho, fiquei extremamente feliz, tendo até sentido felicidade pelas veias. É indescritível sentir que todo o trabalho árduo foi recompensado, que todas as pessoas que ajudaram tiveram o que mereceram.

S. - Foi difícil arranjar patrocínios?
G. S. - Não foi de todo o mais difícil porque, felizmente, a Figueira acaba por reunir bastantes comerciantes simpáticos e interessados nas atividades escolares desenvolvidas. 

S. - Quais os planos, este ano, a desenvolver pela AE?
G. S. - A AE que foi eleita este ano tem diversas atividades que estão patentes no nosso flyer e que têm sido divulgadas pelas redes sociais, sendo que temos ainda algumas surpresas para os alunos da escola para o ano que vem. Gostava de destacar os torneios desportivos habituais e uma novidade, as quartas com talento que estão dependentes  de inscrição (aberta a todos os alunos) .

S. - Como és do 12.º ano, não consideras que seria mais benéfico que o presidente fosse de outro ano?
G. S. - Acho que é benéfico o presidente ser do 12.º ano porque acabamos por ter o tempo e a maturidade necessária para um cargo muito sério. Os alunos do 11.º ano estão muito sobrecarregados com um ano fatigante e não reúnem, portanto, todas as condições necessárias. Porém, a "Cosmos" criou o cargo de secretário em todos os departamentos para haver uma introdução aos deveres e responsabilidades inerentes ao desempenho de cargos numa AE. Em tempos futuros, estes secretários  terão uma maior experiência e conseguirão desenvolver um melhor trabalho.

S. - Deixa um apelo aos alunos da Joaquim de Carvalho.
G. S. - Primeiro de tudo,  gostava que fizessem um esforço para deixar o bar o mais limpo possível pelo bem da comunidade escolar. 
Gostava também de dizer que a Joaquim de Carvalho é uma escola muito talentosa. Não tenham medo de desabrochar e de mostrar os vossos talentos! O mundo precisa de mentes criativas! 

 David Vaz, 7ºC
Maria Santiago, 7ºE
Carolina Pimentel, 7ºE
Bernardo Francisco, 9ºA 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua