Avançar para o conteúdo principal

Joaquim de Carvalho a cuidar do ambiente



Na linha do mote “Acabe Com A Poluição Plástica”, lançado pela ONU Meio Ambiente para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente 2018, celebrado a 5 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho decidiu promover ações efetivas de defesa do ambiente. Esta efeméride promovida pela ONU apela aos governos, ao setor privado, às comunidades e indivíduos para reduzirem a produção e o consumo excessivo de produtos plásticos descartáveis, que contaminam os oceanos, prejudicam a vida marinha e afetam a saúde humana. 




Eliminação dos copos de plástico

Tendo em conta estas preocupações ambientais, a premência de desenvolver ações concretas de preservação do meio ambiente, a necessidade de prevenir a produção de resíduos plásticos, fomentar a sua reutilização e reciclagem, a Escola decidiu, a partir do dia 2 de maio, deixar de disponibilizar copos de plástico, devendo os membros da comunidade escolar munir-se de recipientes individuais para consumo próprio.



Ação “Água, um bem a preservar” pela “Águas da Figueira”

No seguimento desta medida, entre os dias 2 e 11 de maio, a empresa Águas da Figueira dinamizou, no âmbito da disciplina de Educação para a Cidadania de todas as turmas de 7º ano, ações de sensibilização para a racionalização do consumo humano de água. Nestas sessões, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre esta temática, em concreto sobre a percentagem de água potável existente no planeta e as necessidades reais de água para o consumo humano, entre consumo direto e consumo virtual. Em 2030 prevê-se que a população mundial precise de mais 40% de água potável, 35% de alimentos e 30% de energia e que cerca de 47% da população viverá, sobretudo nas zonas costeiras, sob “stress hídrico”. Procurou-se sensibilizar os alunos para o facto de serem eles os futuros dinamizadores/decisores da sociedade para as necessidades futuras na gestão da água. 

Além disso, os alunos assistiram a um pequeno vídeo que retrata a vida de um astronauta no espaço e a sua relação com a água (por exemplo, para lavar os dentes, são usadas apenas duas gotas de água). No final, os alunos receberam uma garrafa de água que, por coincidência, é do mesmo tipo das garrafas usadas pelos astronautas no espaço. 



É demais evidente que a água é um recurso valioso a preservar e não passa apenas pela poupança/utilização racional de um bem escasso, mas também, e principalmente, pela aposta numa gestão profissional e altamente especializada dos seus principais intervenientes. E porque é urgente preservar o ambiente e, em particular, salvaguardar a água, é também missão das escolas contribuir para a mudança de comportamentos, dando o exemplo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!