Avançar para o conteúdo principal

Joaquim de Carvalho reflete sobre problemas do mundo contemporâneo

“Não penso, não existo… só assisto”





















Quarta-feira, dia 23 de maio, o intervalo da Escola Secundário Dr. Joaquim de Carvalho foi interrompido por tiros e rajadas de metralhadoras, numa encenação levada a cabo por alunos do 10.º ano como forma de exemplificar um dos temas / problemas do mundo contemporâneo, a violência sob a forma de terrorismo.

Sendo esta uma unidade letiva da disciplina de Filosofia de 10.º ano, temas / problemas do mundo contemporâneo, os alunos refletiram sobre alguns dos mais sonantes na nossa sociedade, responsabilidade ecológica, a manipulação e os meios de comunicação de massa, o racismo e a xenofobia e a paz mundial e o diálogo inter‑religioso. Como expressão da reflexão desenvolvida, resultou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos e uma encenação de uma cena de terrorismo. 

Viveu-se, assim, um momento em que a reflexão da sala de aula foi alargada a toda a comunidade escolar, pela vivência intensa de sons e imagens que traduzem alguns dos momentos mais negros da realidade e que tentam desmotivar a que se ponha em prática o pensamento de Noam Chomsky “Não penso, não existo… só assisto”.

























Ainda no âmbito deste projeto, os alunos foram convidados a apresentar os seus trabalhos à comunidade escolar. Estas apresentações tomaram a forma de performances, entrega de desdobráveis e publicação de textos de opinião, como este relacionado com a temática das questões ambientais:

"Nos dias de hoje, deparamo-nos com problemas que nos fazem pensar, não só como indivíduos, mas também como sociedade. Neste trabalho, focámo-nos particularmente nas questões ambientais, isto é, nas perturbações no meio ambiente. Como é sabido, a vida no planeta é um critério da máxima prioridade e importância, pelo que é natural o ser humano agir de forma a preservar o meio ambiente de que as gerações futuras dependem. Assim, é preciso informar esta geração acerca dos problemas ambientais que enfrentamos nos dias de hoje, bem como de algumas das suas mais sérias consequências para a vida na Terra. 
Na realidade, as causas destes problemas são bastante variadas. As mais comuns são os diversos ramos da poluição, como, por exemplo, a residual e a marinha (que estão por trás da Ilha do Lixo do Pacífico, uma ilha formada inteiramente de resíduos de origem humana que foram arrastados pelas marés até uma zona entre o Havai e a Califórnia) e o aquecimento global e todas as consequências acopladas (como o degelo das calotas glaciares polares). As suas consequências são bastante preocupantes, como a extinção de espécies devido à deflorestação. Para além disso, consideram-se também questões ambientais casos como as consequências do acidente nuclear de Chernobil e a elevada produção industrial (e consequente poluição) por parte das empresas multinacionais. 
Em suma, esperamos que, com este trabalho, tenhamos alertado esta geração para a gravidade das questões ambientais. Para além disso, apelamos à mudança de atitudes perante o meio ambiente. Afinal de contas, este é o nosso planeta!"






















Henrique Louro, 10ºC
Isabel Costa, 10ºC
Maria Inês, 10ºC
Tiago Gomes, 10ºC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...