Avançar para o conteúdo principal

Joaquim de Carvalho reflete sobre problemas do mundo contemporâneo

“Não penso, não existo… só assisto”





















Quarta-feira, dia 23 de maio, o intervalo da Escola Secundário Dr. Joaquim de Carvalho foi interrompido por tiros e rajadas de metralhadoras, numa encenação levada a cabo por alunos do 10.º ano como forma de exemplificar um dos temas / problemas do mundo contemporâneo, a violência sob a forma de terrorismo.

Sendo esta uma unidade letiva da disciplina de Filosofia de 10.º ano, temas / problemas do mundo contemporâneo, os alunos refletiram sobre alguns dos mais sonantes na nossa sociedade, responsabilidade ecológica, a manipulação e os meios de comunicação de massa, o racismo e a xenofobia e a paz mundial e o diálogo inter‑religioso. Como expressão da reflexão desenvolvida, resultou uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos e uma encenação de uma cena de terrorismo. 

Viveu-se, assim, um momento em que a reflexão da sala de aula foi alargada a toda a comunidade escolar, pela vivência intensa de sons e imagens que traduzem alguns dos momentos mais negros da realidade e que tentam desmotivar a que se ponha em prática o pensamento de Noam Chomsky “Não penso, não existo… só assisto”.

























Ainda no âmbito deste projeto, os alunos foram convidados a apresentar os seus trabalhos à comunidade escolar. Estas apresentações tomaram a forma de performances, entrega de desdobráveis e publicação de textos de opinião, como este relacionado com a temática das questões ambientais:

"Nos dias de hoje, deparamo-nos com problemas que nos fazem pensar, não só como indivíduos, mas também como sociedade. Neste trabalho, focámo-nos particularmente nas questões ambientais, isto é, nas perturbações no meio ambiente. Como é sabido, a vida no planeta é um critério da máxima prioridade e importância, pelo que é natural o ser humano agir de forma a preservar o meio ambiente de que as gerações futuras dependem. Assim, é preciso informar esta geração acerca dos problemas ambientais que enfrentamos nos dias de hoje, bem como de algumas das suas mais sérias consequências para a vida na Terra. 
Na realidade, as causas destes problemas são bastante variadas. As mais comuns são os diversos ramos da poluição, como, por exemplo, a residual e a marinha (que estão por trás da Ilha do Lixo do Pacífico, uma ilha formada inteiramente de resíduos de origem humana que foram arrastados pelas marés até uma zona entre o Havai e a Califórnia) e o aquecimento global e todas as consequências acopladas (como o degelo das calotas glaciares polares). As suas consequências são bastante preocupantes, como a extinção de espécies devido à deflorestação. Para além disso, consideram-se também questões ambientais casos como as consequências do acidente nuclear de Chernobil e a elevada produção industrial (e consequente poluição) por parte das empresas multinacionais. 
Em suma, esperamos que, com este trabalho, tenhamos alertado esta geração para a gravidade das questões ambientais. Para além disso, apelamos à mudança de atitudes perante o meio ambiente. Afinal de contas, este é o nosso planeta!"






















Henrique Louro, 10ºC
Isabel Costa, 10ºC
Maria Inês, 10ºC
Tiago Gomes, 10ºC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua