Avançar para o conteúdo principal

86 anos de história da Joaquim de Carvalho

Aniversário do “Liceu”






No dia 25 de novembro, comemorou a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, o seu 86.º aniversário enquanto instituição educativa. A efeméride foi assinalada na segunda-feira, dia 26, pelas 12 horas, com uma sessão solene em que os alunos foram os principais homenageados.
Perante uma mesa de honra composta pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. João Santos, pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Monteiro, pelo representante da Associação de Estudantes, José Ramos, aluno do 12.º ano, e pelo representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Sr. João Almeida, foi feita a evocação dos 86 anos de história desta instituição, que se iniciou enquanto Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto em 1932.
A 25 de novembro, sendo Ministro de Instrução Pública Cordeiro Ramos, por meio do decreto de 6 de outubro, é criado "na Cidade da Figueira da Foz um liceu municipal, que se denominará Liceu Municipal Dr. Bissaya Barreto". A nova escola abriu portas num prédio situado no local onde, no passado, funcionou o terminal rodoviário. Com o aumento da população estudantil, em 1961, o ministério de Lopes de Almeida elevou a nacional o Liceu da Figueira, e, em 1969, no dia 17 de abril, foi a inauguração oficial do liceu pelo Chefe de Estado, Américo Tomás, de cuja comitiva faziam parte os Ministros da Educação Nacional, José Hermano Saraiva, e das Obras Públicas, Silva Sanches.
Hoje, em pleno século XXI, num momento em que se formam alunos para um futuro que se adivinha de grandes mudanças, com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória como rumo orientador, esta cerimónia deu principal destaque aos alunos que se notabilizaram pelo mérito académico e cívico. Desta forma, foram entregues diferentes prémios:
- Prémios de Mérito Cívico - instituídos com o objetivo de valorizar os alunos que se evidenciaram pela participação e promoção de iniciativas de cidadania ativa e responsável e revelaram empenho e colaboração em projetos e atividades promovidas pela Escola. Neste plano, foram premiados os alunos:
      - Ana Rita Medina
      - Pedro Martins
      - Pedro Figueira
      - Sofia Rainho
      - Alexandra Maia
      - Matilde Santos
- Prémio assiduidade – atribuído às 2 turmas mais assíduas, do básico e do secundário, de 2016/2017 e de 2017/2018.
- Prémios Dr. Joaquim de Carvalho - atribuídos aos melhores alunos dos anos letivos de 2016/2017 e de 2017/2018, tendo sido entregue ao melhor aluno de cada ano de ensino um prémio monetário patrocinado por diferentes instituições:
               - 2016/2017 – patrocinados pela Associação Doutor Joaquim de Carvalho, nos 7º, 8º e 9º anos, respetivamente, Tomás Rodrigues, Mariana Santos e Madalena Alves, todos com média de 5.
               - patrocinados pela SINASE, nos 10.º e 11.º anos, respetivamente, Guilherme Gaspar (média de 19,71), Ricardo Carreira (média de 19,43), e, patrocinado pela Celbi, no 12.º ano, Ricardo Santana (média de 19,20).
                - 2017/2018 – patrocinados pela Associação Doutor Joaquim de Carvalho, nos 7º, 8º e 9º anos, respetivamente, Joana Ferreira, Mariana Silva e Mariana Santos e Laura Gaspar (ex aequo), todas com média de 5.
                - patrocinados pela SINASE, nos 10.º e 11.º anos, respetivamente, Laura Sarmento (média de 20,0), Guilherme Gaspar (média de 19,86), e, patrocinado pela Celbi, no 12.º ano, Alexandra Maia e Carolina Esteves, (ex aequo, com a média de 19,20).
Nesta cerimónia foram, ainda, entregues medalhas da Escola aos funcionários que se aposentaram nos dois últimos anos letivos.
A cerimónia terminou com a verbalização do lema da Escola por todos os presentes Fomos, Somos e Seremos Sempre Joaquim de Carvalho.





 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua