Avançar para o conteúdo principal

À conversa com ...o professor Hermínio Monteiro



B.I.
Nome:Hermínio Monteiro
Data de nascimento: 28 de dezembro de 1953
Número de anos de ensino: entrou na nossa escola a 1 de outubro de 1979
Tipo de música preferida: música de intervenção e fado; gosta de música que passe uma mensagem, tenha conteúdo
Filme preferido: apesar de ver pouco cinema, o seu filme preferido é o Dr. Jivago, sobretudo pela sua trilha sonora
Prato preferido: leitão e «um bom cozido à portuguesa»
Hobbies: agricultura e dirigente associativo de algumas associações

Sinal - Houve alguma razão especial na escolha desta profissão? E porquê a disciplina de Educação Tecnológica?
Hermínio Monteiro- Não houve uma escolha especial. Após o 25 de Abril, houve uma revolução no ensino e abriu uma área virada para as artes manuais (trabalhos oficinais) e nessa altura trabalhava com o arquitecto Isaías Cardoso. Foi uma forma de ganhar dinheiro.


S.- O que mais lhe agrada na profissão que tem exercido ao longo destes anos?
H.M. - O reconhecimento por parte dos alunos. Gosto que os meus ex-alunos, que já exercem, que têm a sua vida e trabalho, depois de tantos anos, me reconheçam, tanto de uma forma positiva, como negativa. 

S.- Houve algum aspeto que considere menos positivo? Qual?
H.M. - Uma das diferenças é que, atualmente, há menos respeito pelos professores. Quando alguém diz uma piada, há um borburinho que se espalha pela sala toda.


S.- Que mudaria no atual sistema de ensino? Porquê?
H.M.- Mudaria a responsabilidade por parte dos Encarregados de Educação. Penso que estes devem ter mais controlo sobre os seus educando. Devem averiguar, por exemplo, se têm o caderno diário organizado. 


S.- Houve alguma turma que o tenho marcado particularmente? De que maneira?
H.M.É complicado reconhecer a turma mais especial. Mas há sempre aqueles alunos que nos marcam, tanto pelo lado positivo como o negativo. 

S.- Conte-nos uma situação curiosa ocorrida numa aula.
H.M.Estava numa aula prática em que os alunos trabalhavam em madeiras e havia uma máquina com a qual só o professor podia trabalhar e, a certa altura, houve um aluno que ligou a máquina sem autorização e sem eu estar por perto. Apanhei um grande susto!


S.- Se não tivesse sido professor, o que desejava ter sido? Porquê?
H.M.Tinha sido desenhador projetista. Anteriormente trabalhava com arquitetos, e cheguei a trabalhar ao mesmo tempo que ensinava.  


S.- Qual foi a mensagem que tentou transmitir ao longo de todos estes anos ao grande número de alunos que ensinou?
H.M.– Acreditem em vocês mesmos. Sejam honestos na vida.

S.- E que mensagem deixaria para os leitores do Sinal?
H.M.- Espero que os leitores (do Sinal) sejam responsáveis, e que pensem no seu futuro.
Bruna Frederico, 11ºE
David Costa, 11ºE
João Levi, 7ºC
Marta Melanda, 11ºE
Maria Teixeira, 11ºC
Raquel Almeida, 11ºE






Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!