Avançar para o conteúdo principal

Alunos da Joaquim de Carvalho lançam onda de solidariedade


A turma D do oitavo ano da nossa escola está a desenvolver diversos projetos de solidariedade no âmbito da disciplina de Projeto de Cidadania e Desenvolvimento e sob a orientação da professora Isabel Lucas (diretora de turma).

Os alunos organizaram-se em torno de diferentes projetos. Assim, um grupo está a desenvolver o projeto "De crianças para crianças",  que pretende proporcionar um momento de alegria às crianças e adolescentes de um lar de raparigas da cidade. Visa a recolha, até final de janeiro, de livros e de outros bens, em diferentes locais da cidade, além da escola, pastelaria "Receita Fresca", loja “Acquarelle”, ginásio “Arena Fitness” e restaurante "Barracão".
Outro grupo está a dinamizar o projeto “As crianças também ajudam”, tendo como propósito a realização de uma visita a um lar de idosos, seguida de um lanche em alegre convívio.
Outros alunos desenvolvem o projeto “Operação Barriga Cheia”, que visa ajudar a APAFF (Associação de proteção animal da Figueira da Foz) a combater a falta de recursos com que se debate. Este mês, têm procedido à recolha de diversos bens (alimentos, produtos de higiene, taças, trelas…) que se destinam à instituição.
Por fim, está a decorrer, até 15 de maio, o projeto “Tampinhas”, cujo objetivo consiste em recolher o maior número de tampas de plástico, com vista à aquisição de cadeiras de rodas para doentes com esclerose múltipla. Estes alunos apelam a todos que contribuam, entregando as tampas na Escola.
Com estes exemplos, fica patente que qualquer um, e em qualquer idade, pode fazer a diferença e contribuir para melhorar um pouco o mundo à sua volta. Basta, apenas, ter a simples vontade de ajudar! 

Laura Sarmento, 12ºD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua