Avançar para o conteúdo principal

25 de abril sempre

Regimes ditatoriais são conhecidos pela supressão de liberdades. Liberdade de expressão, de reunião, e até mesmo liberdade de pensamento. Como controlam o pensamento? Através da fomentação da idiotia.

A verdade é que, como observamos na ditadura do Estado Novo, este tipo de regimes tem um excelente controlo do ensino, pela prevalência de um ensino religioso, que assenta nas máximas do regime (“Deus, Pátria e Família”), e pela criação de movimentos de lavagem cerebral das juventudes. O Estado Novo tinha a Mocidade Portuguesa, o Nacional-Socialismo alemão tinha a Juventude Hitleriana, o Franquismo tinha a Frente de Juventudes… Todos estes organismos de manipulação e controlo da população jovem têm o objetivo de ganhar o apoio incondicional das faixas etárias mais jovens, visto que é mais fácil impor esses valores nos jovens do que em adultos, funcionando assim como um autêntico mecanismo de lavagem cerebral com o objetivo de ter uma população sem pensamento próprio, uma população controlada e manipulada, uma população “idiota”.

Para além disso, estes estados ainda promovem atividades económicas menos qualificadas, normalmente ligadas ao setor primário (em 1950, cerca de cinquenta por cento da população portuguesa trabalhava em atividades do setor primário, maioritariamente na agricultura), de forma a ter uma grande parte da população pouco instruída, e muitas vezes analfabeta (sendo que, por exemplo, em 1950 cerca de quarenta por cento da população era analfabeta). Com estes baixos níveis de instrução, é fácil proceder ao controlo e à manipulação do pensamento da população, que é o objetivo destes regimes.

Para sustentar o meu ponto de vista, vou falar num livro de ficção. Sim, apesar de ser uma história irreal, penso que o cenário e a ideia chave do livro é bastante real: 1984, de George Orwell.

Neste livro, é descrita a realidade ideal de um ditador: um sistema perfeito de controlo de população. Nesta realidade fictícia, a lavagem cerebral do regime é de tal forma eficaz que a população acredita em qualquer mentira que lhe for dita (por exemplo, a ração de chocolate é reduzida de 30 gramas para 20, mas como a notícia é publicada como havendo um aumento para 20 gramas, a população fica satisfeita com esta notícia). Qualquer notícia ou registo é alterado para estar de acordo com a nova verdade apresentada pelo regime, e o controlo das juventudes é de tal forma acentuado que os próprios filhos denunciam os pais quando estes mostram comportamentos antipatrióticos! 

Apesar de não real, a história deste livro, do qual recomendo desde já a leitura, mostra o que poderia acontecer a uma população que se deixasse controlar, uma população que não se indignasse ou que não se revoltasse: tornar-se-ia controlada, incapaz de pensar por si própria…tornar-se-ia numa população idiota.

Assim, concluo este texto feliz por o poder escrever, feliz por ter liberdade para o fazer, feliz por saber que, há quarenta e seis anos, a população se indignou, e se revoltou, e feliz por estarmos agora aqui, numa sociedade livre, e certamente não “idiota”!

25 de abril sempre!

Filipe Gomes, 12ºF

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma