Avançar para o conteúdo principal

Ex-alunos da Joaquim de Carvalho criam Missão Cuida+ Figueira Da Foz



 Um grupo de antigos alunos da Escola Joaquim de Carvalho da Figueira da Foz uniu esforços para ajudar quem mais precisa nesta época de pandemia. Cansados de estar em casa sem fazer nada, sentiram que tinham de “meter mãos à obra”, nas palavras de Diogo Tomásio. Tendo tomado conhecimento desta ideia levada a cabo por um grupo de jovens em Aveiro, deram prontamente início à Missão Cuida+ Figueira da Foz. Para além do Diogo Tomásio, fazem parte deste grupo o Diogo Maia, o Guilherme Nheu, o Duarte Lapa, o João Saraiva e o Pedro Santos.


A Cruz Vermelha tem sido essencial na sinalização de famílias carenciadas e na ajuda ao apoio prestado às mesmas. A Missão Cuida+ Figueira da Foz está ainda a trabalhar em conjunto com a Associação Bonae Spei, que tem cedido o espaço. A Associação Juvenil da Figueira da Foz associou-se também a esta iniciativa, tendo contribuído com o maior donativo até ao momento.
Se numa primeira fase a sinalização das famílias carenciadas foi feita pela Cruz Vermelha, neste momento a Missão Cuida+ Figueira da Foz está a receber diretamente um número crescente de pedidos. Só nos últimos dois dias houve cerca de sete novos pedidos de ajuda e amanhã mesmo, dez novas famílias virão juntar-se às quinze anteriormente ajudadas.

Os donativos podem ser feitos através de transferências por MBWay e Iban, mas também é possível contribuir com a doação de bens alimentares. Posteriormente, o grupo encarrega-se de ir às compras e preparar os cabazes a entregar. Também a distribuição fica a cargo dos jovens, que se deslocam, em viaturas dos próprios, às residências das famílias e é de realçar que já percorreram quase todo o concelho da Figueira.
Alimentos e produtos de higiene são os bens mais urgentes. Para ajudar, basta visitar a página de Facebook da Missão Cuida+ Figueira da Foz onde se encontra o contacto telefónico do Diogo Tomásio.
“Ajude-nos a ajudar!” é o lema destes jovens solidários uma vez que, nas palavras de Diogo Tomásio, “existem muitas desigualdades sociais e económicas.”
Fica o nosso apelo para que, à semelhança deste grupo de jovens, sejamos também solidários.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!