Avançar para o conteúdo principal

O planeta Terra precisa da nossa prote(a)ção … Eu vou mudar o Mundo!

 


A ação desregrada do Homem tem causado vários problemas ambientais que se repercutem na qualidade de vida atual do planeta, e, se não agirmos rapidamente, também no seu futuro. Queremos travar a sua destruição… A Sustentabilidade de Vida da Terra depende de cada Um e de Todos! 

Conscientes de que está nas nossas mãos a possibilidade de mudança, aceitámos o desafio dos nossos professores e, durante o mês de junho, refletimos sobre o nosso papel nesta ação. Sob o lema “Eu vou mudar o mundo”, alguns alunos, em representação da turma, realizaram um vídeo que foi divulgado na página do Facebook da escola com o hastag #voumudaromundo como resposta ao desafio do Programa Eco-Escolas - Associação Bandeira Azul da Europa. 

Nós, alunos do 9º A, queremos ter um papel interventivo na mudança do mundo. Assim, para além do vídeo já realizado, registamos aqui as nossas propostas. O seu conjunto define o programa de intenção da nossa turma para “mudar o Mundo”. 

Eu vou mudar o mundo porque…

  • …”reduzo o consumo de plástico, usando sacos de pano e palhinhas biodegradáveis e de materiais reutilizáveis”;

  • …”quero viver num mundo sem poluição e que seja saudável. Assim, faço a separação e o encaminhamento dos lixos para o ecoponto certo!”;

  • …”vou propor às escolas do concelho (da Figueira da Foz) que passem a produzir a sua própria energia, através de painéis solares, diminuindo assim o consumo de energias fósseis e os seus custos com a energia elétrica. Apresento como sugestão a instalação de painéis fotovoltaicos; para o concretizar pode a escola fazer uma candidatura a programas de financiamento de fundos ambientais. Proponho ainda, a criação, na escola, de uma caixa de sugestões onde, ao longo do ano, todos os alunos possam deixar as suas sugestões para a alteração dos comportamentos”  (Miguel Maduro);

  • …”no banho recolho a água fria para um balde que vai servir para regar as plantas. Nos escoteiros fazemos a limpeza de praias e reutilizamos os materiais, contribuímos para a diminuição da poluição; doo a roupa que já não me serve ou de que não gosto, permitindo que esta ganhe uma nova vida!” (Laura Carmelino); 

  • …” não vou poluir, vou diminuir os gases libertados pelos escapes dos automóveis não andando tanto de carro; vou reciclar e vou poupar água”;

  • …” todos os dias ando a pé: reduzo a poluição atmosférica (a concentração de gases libertados pelo automóvel diminui); contribuo para a diminuição do consumo de água: reaproveito-a quando lavo as mãos ou tomo banho guardando-a para a utilizar no autoclismo; dou uma segunda vida à roupa, reutilizo-a, evitando que as peças sem uso sejam desperdiçadas ou vão para o lixo” (Inês Fulgêncio);

  • …” vou fazer da reciclagem a minha prioridade número um! Cada vez encontramos mais lixo nas ruas, nomeadamente o plástico. Para diminuir o seu consumo irei reutilizá-lo e reciclá-lo. Além disso, usarei embalagens de vidro em vez das de plástico e promoverei a compra de produtos reciclados e reutilizados, tais como, cadernos feitos de papel reutilizado e malas feitas de calças de ganga velha e de outros materiais biodegradáveis”; 

  • “para melhorar positivamente o mundo, no futuro, irei incentivar as pessoas a utilizar mais os transportes públicos, evitando a poluição do ar com a diminuição das quantidades escandalosas de combustíveis consumidos no dia a dia; esta medida irá também evitar ou reduzir problemas respiratórios que possam existir na população”;

  • “quando tomar banho, irei reduzir o tempo do meu duche, assim, conseguirei reduzir o consumo de gás”;

  • “se não forem tomadas atitudes como, por exemplo, reduzir o consumo de carne, de peixe, de papel, de petróleo, de combustíveis naturais, etc, teremos pouco tempo restante com vida humana; assim, contribuirei e incentivarei os meus amigos a um consumo equilibrado” (Manuel Ruano);

  • “vou propor, à minha escola, colocar ecopontos nas salas de aula; vou organizar eventos para sensibilizar os alunos para a proteção do ambiente como, por exemplo, a limpeza da cidade”; 

  • “quero reduzir a poluição do ar; vou diminuir as minhas deslocações de carro para a escola, optando por andar a pé, de bicicleta, de trotinete ou de transportes públicos e vou diminuir o consumo de plástico no meu dia a dia” (Marina Domingues e Sofia Varandas);

  • “vou lançar a ideia à Câmara Municipal de disponibilizar em todas as casas ecopontos para que a recolha seletiva seja mais eficaz”.


O texto foi escrito pelos alunos da turma 9ºA com a orientação dos professores Iola Heleno e Rui Simões.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!