A ação desregrada do Homem tem causado vários problemas ambientais que se repercutem na qualidade de vida atual do planeta, e, se não agirmos rapidamente, também no seu futuro. Queremos travar a sua destruição… A Sustentabilidade de Vida da Terra depende de cada Um e de Todos!
Conscientes de que está nas nossas mãos a possibilidade de mudança, aceitámos o desafio dos nossos professores e, durante o mês de junho, refletimos sobre o nosso papel nesta ação. Sob o lema “Eu vou mudar o mundo”, alguns alunos, em representação da turma, realizaram um vídeo que foi divulgado na página do Facebook da escola com o hastag #voumudaromundo como resposta ao desafio do Programa Eco-Escolas - Associação Bandeira Azul da Europa.
Nós, alunos do 9º A, queremos ter um papel interventivo na mudança do mundo. Assim, para além do vídeo já realizado, registamos aqui as nossas propostas. O seu conjunto define o programa de intenção da nossa turma para “mudar o Mundo”.
Eu vou mudar o mundo porque…
…”reduzo o consumo de plástico, usando sacos de pano e palhinhas biodegradáveis e de materiais reutilizáveis”;
…”quero viver num mundo sem poluição e que seja saudável. Assim, faço a separação e o encaminhamento dos lixos para o ecoponto certo!”;
…”vou propor às escolas do concelho (da Figueira da Foz) que passem a produzir a sua própria energia, através de painéis solares, diminuindo assim o consumo de energias fósseis e os seus custos com a energia elétrica. Apresento como sugestão a instalação de painéis fotovoltaicos; para o concretizar pode a escola fazer uma candidatura a programas de financiamento de fundos ambientais. Proponho ainda, a criação, na escola, de uma caixa de sugestões onde, ao longo do ano, todos os alunos possam deixar as suas sugestões para a alteração dos comportamentos” (Miguel Maduro);
…”no banho recolho a água fria para um balde que vai servir para regar as plantas. Nos escoteiros fazemos a limpeza de praias e reutilizamos os materiais, contribuímos para a diminuição da poluição; doo a roupa que já não me serve ou de que não gosto, permitindo que esta ganhe uma nova vida!” (Laura Carmelino);
…” não vou poluir, vou diminuir os gases libertados pelos escapes dos automóveis não andando tanto de carro; vou reciclar e vou poupar água”;
…” todos os dias ando a pé: reduzo a poluição atmosférica (a concentração de gases libertados pelo automóvel diminui); contribuo para a diminuição do consumo de água: reaproveito-a quando lavo as mãos ou tomo banho guardando-a para a utilizar no autoclismo; dou uma segunda vida à roupa, reutilizo-a, evitando que as peças sem uso sejam desperdiçadas ou vão para o lixo” (Inês Fulgêncio);
…” vou fazer da reciclagem a minha prioridade número um! Cada vez encontramos mais lixo nas ruas, nomeadamente o plástico. Para diminuir o seu consumo irei reutilizá-lo e reciclá-lo. Além disso, usarei embalagens de vidro em vez das de plástico e promoverei a compra de produtos reciclados e reutilizados, tais como, cadernos feitos de papel reutilizado e malas feitas de calças de ganga velha e de outros materiais biodegradáveis”;
“para melhorar positivamente o mundo, no futuro, irei incentivar as pessoas a utilizar mais os transportes públicos, evitando a poluição do ar com a diminuição das quantidades escandalosas de combustíveis consumidos no dia a dia; esta medida irá também evitar ou reduzir problemas respiratórios que possam existir na população”;
“quando tomar banho, irei reduzir o tempo do meu duche, assim, conseguirei reduzir o consumo de gás”;
“se não forem tomadas atitudes como, por exemplo, reduzir o consumo de carne, de peixe, de papel, de petróleo, de combustíveis naturais, etc, teremos pouco tempo restante com vida humana; assim, contribuirei e incentivarei os meus amigos a um consumo equilibrado” (Manuel Ruano);
“vou propor, à minha escola, colocar ecopontos nas salas de aula; vou organizar eventos para sensibilizar os alunos para a proteção do ambiente como, por exemplo, a limpeza da cidade”;
“quero reduzir a poluição do ar; vou diminuir as minhas deslocações de carro para a escola, optando por andar a pé, de bicicleta, de trotinete ou de transportes públicos e vou diminuir o consumo de plástico no meu dia a dia” (Marina Domingues e Sofia Varandas);
“vou lançar a ideia à Câmara Municipal de disponibilizar em todas as casas ecopontos para que a recolha seletiva seja mais eficaz”.
O texto foi escrito pelos alunos da turma 9ºA com a orientação dos professores Iola Heleno e Rui Simões.
Comentários
Enviar um comentário