Avançar para o conteúdo principal

Comemorando o Amor com Poesia

Hoje é dia de São Valentim.
Foto de Jamon Joselito


 
Como prometido, deixamos aqui alguns dos poemas que nos foram chegando e uma carta, também ela de amor. 
Parabéns a todos os participantes!





TU
Sem tempo para desperdiçar,
Cem sensações por descobrir,
tu a Mulher
que acendeu a chama dentro de mim.
Sensações
que não sabia que existiam,
mas no momento em que me tocaste
elas surgiram, surgiram assim de repente
como um feixe de luz
formando assim um arco-íris
quase tão belo como tu.
Francisco Pereira,11ºF

AMAR
Amar é amar,
É estar só por estar,
À beira-mar,
Olhar para o outro e pensar
Que se é para amar,
É para amar sem parar.
Amar é respeitar,
É fazer as feridas sarar,
Criar memórias,
Construir histórias,
Continuá-las,
Vivê-las,
Senti-las,
Tudo num só momento,
Tão doce e tão puro,
Amar é como um pôr-do-sol,
Vibrante, radiante
Nunca constante
Nunca igual,
Mas sempre heteróclito.
Amar é rir,
Amar é chorar,
Amar é sentir…
Amar é no fundo um verbo,
E quanto mais o conjugarmos,
Melhor o mundo se tornará.
 Miguel Maduro 10ºA

Talvez?
Eis, então, o que experimento
Com o incerto futuro
Que vi desenrolar-se
Nas profundezas do teu olhar:

Um sentimento estranho
Apodera-se do meu âmago
Não apanho as borboletas
A agitarem-me o estômago

O conflito que evito atordoa-me
A expetativa que censuro voa
Presa nesta infinita interrogação:
Seremos um, sim ou um não?

Se não, todo o afeto foi em vão
Mas o risco vale a pena!
Pois, se sim,
Farei da nossa vida um eterno poema
De Dia de São Valentim.
Valentina R.

Sombra da dúvida
Eu sei
Que devia ter encostado a minha barriga à tua
Na semana da lua em escorpião,
Eu sei
Que devia ter-te beijado na sombra da dúvida,
Debaixo do alpendre da casa
Onde um labrador preto vivia
No dia
Da nossa grande e única
Indecisa discussão.
Acendemos os cigarros
(por ti mal enrolados)
Um do outro dizendo
«laisse moi allumer ta cigarette»
E corremos molhados
Para debaixo do alpendre
Da casa número 17
Enquanto chovia
E pela primeira vez
Sem o efeito de qualquer droga
Senão o ciúme e o vento
Olhaste para mim
Sem olhos de irmão
E relutantemente
Me entregaste a tua mão.
Véronique

Figueira da Foz, 12 de fevereiro de 2022
Meu pedacinho do céu,
Espero que te encontres bem e com muitas saudades minhas.
Escrevo-te esta cartinha pois hoje é um dia importante para nós dois e venho relembrar- te o quanto eu gosto de ti.
Lembro-me do dia em que te conheci….
Estavas tu sentado num banquinho sozinho a olhar o mar. Ali estava eu com vergonhinha quando olhaste para mim e me chamaste para me sentar ao pé de ti e eu olhei para baixo e aceitei, consentindo com a cabeça.
Foi há um ano!!!. Hoje, dia12, fazemos um aninho de namoro. Sei que não ligas muito a datas, mas sei que ficas muito feliz por esta nossa conquistazinha. Ó meu pedacinho de arco-íris, lembro-me do dia em que disseste o primeiro “amo-te” à tua moranguinho! Foi no parque, sentados no banquinho a ver o pôr-do-sol, olhaste-me nos olhos com a tua carinha de apaixonado e disseste: “Amorzinho, obrigado por teres entrado na minha vida. Hoje sou muito feliz e amado, nunca pensei dizer isto, mas amo-te tanto!”. Lembro-me como se fosse ontem. Eras um rapaz frio, sem empatia e a meu lado és um homem que sabe cuidar da sua fofinha que muito te ama. Todos os medos que tinhas, ó meu Deus, meu Deus!
Todas as jovens que te desprezaram tinham à sua frente um homem do céu e não o souberam ver, magoaram o teu coraçãozinho, coitadas…. Coitadas!
E fui eu, eu que te conheci, eu que te amo e não te perdi. Tenho saudades das horas que estou contigo, de sentir o teu perfume da tua água de colónia, tenho saudades dos teus braços, perco-me em ti, ai ! ai! Que docinhos são os teus beijinhos, que docinhos são os teus lábios como nuvens, só Deus sabe o quanto eu te amo!
Tenho saudades, sim ! És o meu porto seguro, a minha proteção…. Só o teu olharzinho me faz corar, arrepiar e não vou negar que, naquele mesmo lugarzinho, repetia tudo de novo. Um dia (quem sabe?) talvez possamos casar. Já me estou a imaginar vestida de branco à tua espera, linda de noivinha, pronta para fazer mais um juramento, dar-te oficialmente o meu coração e prometer amar-te para sempre.
Que venham muitos outros aninhos juntos, para a tua chatinha,
Despeço-me com um beijinho para o meu amorzinho.
Da sempre tua,
                                 Palomita




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua