Avançar para o conteúdo principal

João Santos, Presidente do Conselho Geral, responde ao Sinal



O Sinal foi entrevistar o professor João Santos , atual Presidente do Conselho Geral da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho. 
Sinal – Sabemos que é professor de Inglês e de Alemão. Pode dizer-nos há quantos anos? E qual a razão da sua escolha profissional? 
J. S.- Faz em setembro próximo 35 anos. Desde criança sempre foi o meu sonho. Quando entrei para a escola primária já sabia ler e escrever e ainda alguma coisa de aritmética. Por esse motivo a professora pedia que eu ensinasse os meninos que tinham mais dificuldades. Penso que isto explica essa tendência para a profissão docente. 
Sinal – Se pudesse ter nascido noutra época histórica, qual escolheria? Porquê? 
J. S.- Gostava de ter nascido logo após a segunda guerra mundial para poder ter vivido os anos 60 com maior intensidade. Além deste período, também gosto muito do século dezanove em tudo o que representa em relação aos valores, à mudança dos ideais, à arte em geral e em especial à literatura, esta sobretudo na viragem para o século vinte. 
Sinal – Qual é o seu lugar predileto? Porquê? 
J. S.- Tenho vários. Um deles é a minha cozinha rural, onde confeciono os meus petiscos tradicionais, e não só, onde recebo os meus amigos e a minha família. Gosto também de tudo o que é paisagem junto ao mar. No que se refere a cidades, amo o Rio de Janeiro, que considero a cidade mais bela do mundo (das que conheço, claro) e adoro Londres. Em Londres sinto que existe uma simbiose perfeita entre a tradição e a modernidade, o progresso. Também não posso deixar de referir Nova Iorque e Berlim. 
Sinal – Que tipo de música escolheria para relaxar após um dia cansativo de aulas? Porquê? 
J. S.- Gosto de vários tipos de música. Adoro fado e penso que escolheria a eterna Amália Rodrigues (uma das maiores divas do MUNDO) que nunca me canso de ouvir. 
Sinal – Qual o filme que mais o marcou? Por que razão? 
J. S.- Há vários, mas destaco o “Gone with the wind”, pela belíssima amostra dos efeitos da guerra civil Americana e ainda pelo final, quando a personagem principal diz “Tomorrow will be another day”, por ser um pensamento ao qual recorro frequentemente. Destaco ainda o “Dead poets’ society”, pela excelente demonstração do que é ser-se professor e pela forma como é abordada a literatura e as outras formas de arte. 
Sinal – E no que se refere à literatura, tem alguma obra preferida? Qual? 
J. S.- Tenho muitas, mas destaco a Mensagem, de Fernando Pessoa, A morte em Veneza, de Thomas Mann e ainda Mãe Coragem, de Brecht. Também gosto muito de toda a obra de Oscar Wilde. 
Sinal – Qual o desportista que mais admira atualmente? Porquê?
J. S.- Cristiano Ronaldo, pela sua origem humilde e pela sua perseverança e vontade de vencer e levar o nome de Portugal ao topo do mundo. 
Sinal – Se pudesse ser uma árvore qual seria? Porquê? 
J. S.- Uma cerejeira, porque poderia comer as minhas próprias cerejas, a minha fruta favorita. 
Sinal – Com que figura pública gostaria de passar um fim de tarde? Porquê? 
J. S.- Com o Herman José. Tem um talento admirável e único. Além disso, acho que me iria divertir e aprender muito. 
Sinal – Sabemos que é um exímio cozinheiro e pasteleiro. Que prato mais gosta de confecionar? 
J. S.- Gosto de cozinhar praticamente tudo. Até umas batatas com peixe têm muita importância. Cozinhar é um ato de amor. Por isso todos os pratos são importantes. Mas gosto muito de fazer pratos com mariscos e peixe. Gosto principalmente de inventar/criar novos pratos, novas receitas. 
Sinal – Que desafio pessoal aceitaria sem hesitar? Porquê?
J. S.- Se a aposentação pudesse ser considerada um desafio, seria esse mesmo. Não é que não goste, e muito, de estar na sala de aula com os alunos (local onde mais me realizo como profissional), mas a carreira docente já não é o que foi e existe alguma desilusão. 
Sinal – Que desafio nunca aceitaria se lhe fosse proposto? Porquê?
J. S.- Ser director duma escola. O que me satisfaz mais é estar na sala de aula com alunos. Gosto muito de tentar fazê-los pensar sobre os assuntos em estudo e sobre a vida. Além disso, também gosto muito de aprender com eles. 
Sinal – Desempenha o cargo de Presidente do Conselho Geral. Há quanto tempo? O que o motivou a assumir esse cargo? 
J. S.- Estou há nove anos neste cargo. Pensei, como sempre penso, que seria mais um contributo meu para a NOSSA escola. 
Sinal - Que balanço faz do seu trabalho enquanto presidente do Conselho Geral?
J. S.- Penso que tenho desempenhado o meu cargo de forma positiva e sempre no sentido de engrandecer a nossa grandiosa instituição. Gosto muito de fazer parte da comunidade Joaquim de Carvalho. Aqui fui aluno e aqui sou professor há muitos anos. Terminar a minha carreira como Presidente do Conselho Geral é uma honra e um orgulho muito grandes. 
Sinal- Como se definiria enquanto pessoa?
J. S.- Penso que sou simpático, por vezes muito teimoso, impulsivo, o que, muitas vezes me prejudica, e muito dedicado a causas nobres. Além disso, acho que é bom para os outros que eu faça parte do seu grupo de amigos. 
Sinal - Se tivesse de introduzir uma palavra nova no dicionário, qual seria? Porquê? 
J.S. - LIBERAMOR, a junção de liberdade com amor. Além das palavras pai e mãe, amor e liberdade são as palavras mais belas do mundo. Se fossem, realmente, sentidas e vividas até à exaustão por todos os seres humanos, o mundo seria o paraíso.

Carlos Jorge, 10ºB
Bernardo Casqueira, 10ºB
Jammy Garcia, 10ºB
João Lopes, 10ºB
Stanislav Kozlovskyi, 10ºB
Tiago Silva, 10ºB


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!