Avançar para o conteúdo principal

11º ano visita Sintra !



“De resto, filho – continuou Alencar – tudo em Sintra é divino. Não há cantinho que não seja um poema...” (in Os Maias de Eça de Queirós, capítulo VIII).
Nos dias 3 e 4 de março de 2022, os alunos do 11ºano da Escola Joaquim de Carvalho realizaram uma visita de estudo a Sintra.
Quis o destino que me calhasse a data de 4 de março, uma bela sexta-feira ensolarada, nem muito quente nem muito fria. Enfim, perfeita para uma viagem como esta.
Saímos da escola às 8h15, e, após algumas horas de viagem, pude avistar o Palácio da Pena à distância, em toda a sua beleza imponente. Daí a pouco estávamos no sopé da colina que dá casa a esta maravilha arquitetónica e iniciámos uma pequena caminhada que nos levou ao palácio.
Chegados lá, todos pudemos contemplar de perto aquele que é um dos monumentos mais icónicos do nosso país. Este palácio já viveu muitas vidas e passou pelas mãos de vários donos, desde monges a reis e, tal como quem conta um conto, cada dono acrescentou um ponto a este palácio, deixando-nos assim com uma obra-prima saída de um conto de fadas, que é um culminar de cores, estilos arquitetónicos e sobretudo história, tudo em perfeita harmonia com a paisagem envolvente, também ela uma obra-prima por si só.
Acabada a visita ao palácio, descemos à vila de Sintra, igualmente cheia de vida e de cor, e parámos para almoçar.
Após o almoço, reunimo-nos em frente ao Palácio Nacional de Sintra, que servia de bom ponto de encontro devido às suas grandes chaminés, e partimos rumo à Quinta da Regaleira.
Aí tivemos a oportunidade de visitar esta misteriosa quinta, escondida no meio do bosque, que mistura a beleza natural das cascatas, grutas e floresta com a beleza arquitetónica do Poço Iniciático, do Palácio da Regaleira, do Portal dos Guardiões e da Torre do Zigurate, entre outros.
Acabada a visita, ainda nos foi possível provar um pouco da gastronomia desta histórica vila sob a forma do famoso travesseiro de Sintra.
Concluindo, esta foi certamente uma viagem que valeu a pena, cheia de boa disposição e de convívio, e de onde sinto que saí mais enriquecido como pessoa. Termino assim com um pedido: venham mais.
Diogo Canas , 11ºE



Palácio da Regaleira

Quinta da Regaleira

Poço iniciático

Palácio da Pena

Palácio da Pena


Palácio da Pena


Palácio da Pena


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua