Avançar para o conteúdo principal

8ºano em visita de estudo ao Porto.

Desde o início do ano que tivemos conhecimento da nossa visita de estudo ao Porto. Muitas datas foram propostas, muitas recusadas, fosse por indisponibilidade dos serviços ou devido à situação pandémica. Porém, nos dias 6 e 7 de abril de 2022, as turmas do oitavo ano rumaram ao Porto numa viagem que ficaria na memória.
Saímos da escola às 8h em direção à Cidade Invicta. No autocarro, as turmas conviveram entre si fosse a conversar, a fazer alguns jogos ou até a cantar. Paramos para comer o nosso lanche e, por volta das 10h, estávamos em frente ao “World of Discoveries” prontos a entrar nesta aventura. A exposição apresentava embarcações usadas no período dos Descobrimentos Portugueses, mapas muçulmanos e cristãos, o que havia nos porões dos navios e as áreas de trabalho dos carpinteiros de construção naval. Ainda nesse mesmo museu, em grupos de quatro elementos, embarcámos em pequenos botes e, a bordo, passámos por várias salas temáticas que retratavam as fases mais importantes da época das Descobertas.
Após sair do museu, dirigimo-nos ao Palácio de Cristal onde, nos seus jardins, repletos de flores coloridas, várias espécies de árvores, patos, pavões e pombos, comemos o nosso almoço, sempre com uma vista privilegiada sobre o Douro.
Por volta das 14h e 30 estávamos à porta do Museu do Holocausto. Os guias ensinaram-nos um pouco mais sobre esta péssima fase do Mundo. Vimos fotografias de campos de concentração, registos de judeus e uma sala que tinha aproximadamente 4.000 nomes.
Saindo do Museu voltámos para a Figueira sabendo que aquela viagem nunca seria esquecida, com memórias de um dia cheio de convívio, alegria e, acima de tudo, aprendizagem.
Tiago Marques, 8.º D










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...