Avançar para o conteúdo principal

Boas vindas aos novos professores



No ano letivo de 2022-23, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho acolhe, mais uma vez, um número significativo de novos professores
Curioso, o Sinal foi procurar conhecê-los um pouco melhor.
Aqui ficam as perguntas que lhes fizemos e as respostas que, generosamente, partilharam connosco!


Nome e disciplinas que leciona
Que motivações teve para seguir a carreira docente?
Se não fosse professor(a), seria...
Qual a sua viagem de sonho?
Não suporta...
Não vive sem...
Se fosse um animal, seria...
O seu tipo de música é...
A sua maior loucura...
Para uma ilha deserta, levaria apenas...
O melhor que lhe aconteceu...
Tem medo de...

Carla Marques (Professora de Geologia, Biologia e Ciências)
A docência não foi a minha primeira opção. Todavia fiquei fascinada pela Biologia quando frequentei o secundário e acabei por fazer o mestrado em ensino.
Se não fosse professora, seria antropóloga
Não tenho nenhuma viagem de sonho.
Não há nada que não suporte.
Não vivo sem telemóvel.
Se fosse um animal, seria um cão.
Gosto de todo o tipo de música.
Nunca cometi nenhuma loucura! Sempre fui muito ponderada.
Para uma ilha deserta, levaria apenas água doce.
O melhor que me aconteceu foi ter tido filhos.
Não tenho medo de nada!

Cristina Maia (Professora de Português)
Sempre gostei de ensinar e do contacto com os jovens (com os quais também aprendo).
Não me vejo noutra profissão.
Gostaria de ir à Irlanda, à Grécia, ao Brasil...
Não suporto a hipocrisia.
Não vivo sem bom humor.
Se fosse um animal, seria um cão.
Consoante o meu estado de espírito, ouço diferentes tipos de música.
A minha maior loucura é acreditar no ser humano.
Para uma ilha deserta, levaria apenas um livro.
A minha família e os meus amigos são o melhor que me aconteceu.
Tenho medo de não ter s
aúde.

Sandra Correia (Professora de Geografia)
Sou professora porque gosto do contacto com crianças, de 
ensinar e de ver a sua evolução e de saber que contribuí, de 
alguma forma, para a sua formação.
Se não fosse professora, seria psicóloga.
Adorava visitar o Médio Oriente, por questões culturais. Israel  e Jordânia são os países que selecionaria.
Não suporto pessoas ruidosas.
Não vivo sem os meus filhos.
Se fosse um animal, seria um cão.
Gosto de música Pop.
A minha maior loucura é viajar.
Para uma ilha deserta, levaria apenas os meus filhos.
O melhor que já me aconteceu foi, sem dúvida, ter filhos.
Tenho medo de perder os meus filhos.

Hamilton Correia (Professor de Ciências Naturais 
 e Biologia e Geologia)
Desde muito pequeno, sempre gostei de fazer experiências. Também gostava muito de ensinar o que tinha aprendido com as minhas experiências...gosto de ensinar e fazer pensar os meus alunos sobre o que aprendem. 
Se não fosse professor Talvez fosse filósofo ou piloto de avião...adoro a sensação de poder voar...no chão e no ar.
A minha viagem de sonho teria como destino uma ilha paradisíaca qualquer...gosto muito de praias com água quentinha e calma.
Não suporto barulho nem o caos.
Não vivo sem a minha família. 
Essa pergunta sobre o animal pode ser usada para traçar o meu perfil psicológico, por isso não deveria responder. Mas admiro os cavalos de corrida...fartam-se de correr e não ganham quase nada com isso...fazem-me lembrar os professores em Portugal. 
Gosto de qualquer tipo de música, desde que seja, para mim, de boa qualidade. Isto é, a que me faz cócegas no cérebro e me dá alegria ao coração.
A minha maior loucura ter tido a mania de ser um caçador quando era pequeno e uma vez perdi-me no mato, em África, quando tinha 5 anos...durante dois longos dias.
Para uma ilha deserta, levaria apenas a minha família e os meus amigos...a ilha deixava de ser deserta, claro.
O melhor que me aconteceu? Foram tantas coisas...ter nascido, ter casado, ter filhos...enfim, ter a oportunidade de viver neste mundo...com tantas coisas por descobrir.
Tenho medo de perder o melhor que tenho na minha vida.

Maria das Dores Fernandes (Professora de Francês)
O que me motivou para o ensino do Francês foi o facto de ter vivido em França e gostar de ensinar esta bela língua, de pôr os alunos a falar uma língua estrangeira, sentindo que essa magia, essa evolução, é, em parte, obra minha..
Se não tivesse sido professora, não sei dizer que profissão teria escolhido. Nunca pensei nisso, sempre me senti realizada ao longo da minha já longa carreira .
Não tenho propriamente uma viagem de sonho; o meu ideal é conhecer o mais possível.
Não suporto a hipocrisia.
Não vivo sem amizade.
Se fosse um animal, seria a fénix.
Gosto de música de qualidade.
A minha maior loucura foi recomeçar uma nova vida após os sessenta.
Para uma ilha deserta, levaria apenas livros.
O melhor que me aconteceu foi ter tido, principalmente, os meus filhos e agora o meu neto.
Tenho medo de cobras, rastejantes ...ou não!                                                                                                          

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permitir ajudar pessoas enqua