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Economia e Geografia do Espaço Urbano



Na passada semana, a turma de ciências socioeconómicas do 11º ano (11º F) realizou uma visita de estudo conjunta das disciplinas de Geografia e Economia do Departamento de Ciências da Sociedade e do Território, subordinada ao tema “Economia e Geografia do Espaço Urbano”.

A visita desenrolou-se na baixa da cidade onde os alunos puderam ser confrontados com os espaços inerentes às atividades económicas desenvolvidas hoje e no passado, bem como foram advertidos para reconhecer as diferentes funções urbanas. Os estudantes puderam perceber alguns dos problemas urbanos (mobilidade, ambiente, planeamento, construção) e meditaram sobre prováveis soluções para esses problemas.

Foi possível, ainda, abordar uma parte da história da Figueira da Foz e dos seus protagonistas que tiveram intervenção histórica local e nacional, como foi o caso de Manuel Fernandes Tomás, protagonista da Revolução de 1820. Da mesma forma, os alunos viram e foram sensibilizados para o património histórico (Casa do Paço, Pelourinho, Igreja Matriz, Casa da Alfândega, mercado Eng.º Silva, entre outros).

Foi abordada, igualmente, a construção do Bairro Novo e a forma como se enfrentou, na altura, este desafio, assim como foi apreciada a característica dos edifícios em Art Nova e Art Deco.

Os professores Margarida Patrão e António Tavares



Na última quarta-feira (25/01), os alunos do 11ºF fizeram uma visita de estudo interdisciplinar juntos com os professores António Tavares, de Economia, e Margarida Patrão, de Geografia.
A visita de estudo ocorreu na cidade da Figueira da Foz com o objetivo de perceber mais sobre a Economia e a Geografia do espaço urbano e também conhecer a evolução da cidade ao longo dos anos.
Os alunos do 11ºF acharam a atividade interdisciplinar enriquecedora, ajudando a perceber melhor e potencializar os estudos feitos dentro de sala de aula.
Foram atingidos os principais objetivos da visita que eram: compreender o conceito de cidade, identificar as funções urbanas, nomear problemas urbanos e compreender a importância do planeamento urbano.
Na visão dos alunos, a visita de estudo feita na cidade foi um sucesso. A atividade permitiu ver com os próprios olhos aquilo que foi estudado na escola, contribuindo para a consolidação da aprendizagem interdisciplinar.
Os alunos fizeram comentários positivos sobre a visita de estudo. Na opinião do aluno João Matoso, a atividade foi prazerosa. “Achei o nosso passeio potencializador das aprendizagens tanto de geografia quanto de economia. Foi um prazer aprender sobre o urbanismo ao mesmo tempo que saía com os meus colegas de turma!”, comentou.
Para a aluna Marta Araújo, a visita foi proveitosa. “Achei o passeio uma aula diferente e divertida e ajudou-nos a compreender melhor o conceito de cidade”.
O aluno Ícaro Kimura considerou a aula uma nova experiência para os alunos. “Na minha opinião, a atividade realizada fora do ambiente escolar foi algo muito enriquecedor para nós alunos, pois no fim, conseguimos ter uma visão mais aprimorada das aprendizagens lecionadas nas aulas dos respetivos professores que estavam presentes e incluíram a matéria no decorrer da atividade”.

João Araújo, 11ºF





























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