Avançar para o conteúdo principal

11ºano em Visita de Estudo a Sintra

Palácio da Vila
Para entrar em março com o pé direito, os alunos do 11º ano da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, viajaram até à encantadora vila de Sintra.
Sintra, Património Mundial e paisagem cultural da UNESCO é paragem obrigatória para amantes da Literatura Portuguesa e foi nesse contexto que os alunos fizeram o percurso de Carlos da Maia (personagem literária de Os Maias, obra escrita por Eça de Queirós) e ainda visitaram a Quinta e o Palácio da Regaleira que é posterior à obra de Eça, mas tem um enorme valor histórico, arquitetónico e cultural associado.
Ao iniciarmos o nosso percurso, o tão famoso Roteiro Queirosiano, avistamos um palácio belíssimo, junto do qual fizemos uma curta paragem para ouvimos com mais rigor alguns detalhes desta obra intemporal de Eça.
Em seguida ao prosseguirmos em direção à famosa Cascata de Pisões, pudemos observar três hotéis, os quais nos surpreenderam pelas suas histórias e características arquitetónicas.
Prosseguimos viagem com Carlos e Craft e, chegados ao coração de Sintra, já com vontade de comer as famosas queijadas da vila, acompanhamos as nossas personagens em busca do Hotel Nunes onde Eça nos fala de certas “pândegas com espanholas” e de como era um excelente local para se fazerem boas refeições.
No entanto, Lawrence não deixava de ser um dos hotéis que grande procura tinha naquela altura pelo que foi aí que Carlos também procurou a Maria Eduarda.
Erguido em 1764, com o nome de Estalagem dos Cavaleiros, este edifício foi adquirido, já no séc. XIX, por Lewis Lawrence, que ali fez nascer o mais antigo hotel da Península Ibérica.
Finalmente, após uma grande caminhada por estas ruas que nos fazem sentir presentes neste roteiro que Carlos da Maia percorreu, chegamos à Quinta da Regaleira.

Esta não só nos espantou com os seus vastos mantos verdes, como também com as estruturas magníficas, que nos permitiu conhecer, nomeadamente o Poço de Iniciação – o local mais frequentado do jardim. Supostamente usado para rituais maçónicos secretos, a sua escada em espiral projeta-se 27 metros para dentro da terra. Os seus nove andares representam os nove círculos do Inferno, do Purgatório e do Paraíso, segundo a Divina Comédia, de Dante.

Por fim, tivemos a oportunidade de visitar o exterior do Palácio de Seteais, construção neoclássica, mandada edificar no final do século XVIII pelo 5º Marquês de Marialva, que foi desprezado pelos românticos.
E assim acabou a nossa viagem cheia de conhecimentos novos, principalmente sobre a vila e sobre esta grande obra que Eça nos permitiu conhecer.
Carolina Rodrigues, 11°A 
Beatriz Cardoso, 11°A


11ºB

11ºA







Poço iniciático
Seteais
Seteais

Quinta da Regaleira

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!