Avançar para o conteúdo principal

Alunos do 12º conhecem o Forte de Peniche e a rota bordaliana das Caldas da Rainha

Foram 158 os alunos do 12 º ano que, no passado dia 22 de março, se deslocaram à fortaleza de Peniche, espaço-testemunha da repressão do Estado Novo, regime político que serviu como pano de fundo ao romance saramaguiano em estudo O ano da morte de Ricardo Reis.
A guia chamou a atenção para o ambiente opressivo e para as duríssimas e desumanas condições em que eram mantidos os presos políticos, bem como para os tipos de tortura a que aqueles eram sujeitos ( tortura da "estátua", tortura do sono e tortura do isolamento) , a par de um deficiente regime alimentar.
Salientou as severas regras que regiam as visitas das famílias aos reclusos: era exigida a utilização de uma linguagem simples e coloquial que inviabilizasse o uso de códigos; e era proibido olhar para os lados.
De seguida, foi feita uma interessante narrativa acerca das mais icónicas fugas concretizadas naquela prisão que o Estado Novo considerava de alta segurança e donde se julgava ser impossível sair. A guia destacou, então, os nomes de António Dias Lourenço, que se evadiu na madrugada de 18 de dezembro de 1954; e de Álvaro Cunhal - com mais nove companheiros - , a 3 de janeiro de 1960 ( que ficou para a história como a fuga dos "Dez de Peniche").
Esta visita foi, ainda, enriquecida com um percurso marítimo em catamarã, que permitiu visualizar não só as grutas e locais por onde se deu a fuga de Dias Lourenço, como a vertente do forte sobranceira ao Atlântico.
A tarde foi ocupada com a realização da rota bordaliana nas Caldas da Rainha que consistiu em observar reproduções, em tamanho natural, de algumas das obras mais populares do ceramista Raphael Bordallo Pinheiro.

Maria Alhinho, 12ºF1


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!