Avançar para o conteúdo principal

Palestras de Antropologia

Nos dias 18 e 20 de março decorreram, na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, uma série de Palestras sobre temas de Antropologia, para alunos do 12º ano das turmas C e D (Curso de Ciências e Tecnologia), F (Curso de Ciências Socioeconómicas) e G (Curso de Línguas e Humanidades).
As palestras tiveram um largo painel de oradores, professores e investigadores do Centro de Antropologia e Saúde (CIAS) do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa, e tiveram como objetivo dar a conhecer aos alunos o que é a Antropologia e que investigação se faz, no nosso país, nesta área.
No dia 18, os temas tratados, no âmbito da Antropologia Biológica e Forense, foram “Ossos do ofício: como se estudam esqueletos e para quê”, por Vítor Matos (CIAS, UC); “O perfil biológico em Antropologia Forense: a identidade antes e depois da morte”, por Francisco Curate (CIAS, UC), “Antropologia biológica: do micro ao macro”, por Álvaro M. Monge Calleja (CIAS, UC), e “À procura dos nossos ancestrais com a genómica recreativa & quot;, por Manuela Alvarez e Licínio Manco (CIAS, UC).
Já no dia 20 de março, os temas abordados enquadraram-se nas áreas de investigação da Antropologia Social-Cultural: “Antropologia, diversidade cultural e crise climática”, por Gonçalo D. Santos (CIAS, UC), “Etnocentrismo e diversidade cultural”, por Ernst Loreto (CIAS, UC), “É a música uma forma de poder? Um exemplo de Angola durante a ocupação colonial portuguesa.”, por Cristina Valentim (ICS-UL, UC), e “Migrações, deslocados e outros despojados”, por Luís Vale (CIAS, UC).
A maior parte das turmas demonstrou atenção e interesse nas diversas palestras, tendo os próprios oradores manifestado a sua satisfação pela recetividade que sentiram. A organização desta atividade resultou de uma articulação entre a escola, nomeadamente os Departamentos de Ciências Naturais e de Estudos Antropológicos e Biblioteca Escolar, e o professor doutor Gonçalo Santos, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
Profª Margarida Vicente

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!