Avançar para o conteúdo principal

25 de abril revisitado na Joaquim de Carvalho

Mural no pátio das figueiras  celebra a revolução dos cravos

Uma pintura mural assinalando os 50 anos do 25 de abril tem vindo a ser executada numa das paredes da escola junto às três figueiras no pátio exterior, contíguo ao refeitório e bar dos alunos da nossa escola, pelos alunos do 12º H, no âmbito da disciplina de Desenho A. O projeto , a cargo do professor Jorge Borges , organiza-se sequencial e cronologicamente, e centra-se no dia da revolução com a seguinte lógica: 

1 - o Estado Novo, a opressão e, pela emissão via rádio da ‘Grândola Vila Morena’, o espoletar da revolução; 
2 - os militares saem à rua na sua deslocação operacional; 
3 - a população de Lisboa junta-se aos militares, condiciona as operações, faz a festa e confirma a revolução; 
4 - as artes tomam parte no processo…música, pinturas murais, …; 
5 - o que ainda está por cumprir do 25 de abril? E poderão as conquistas da democracia estar em regressão? 
Fase 1 - Elaboração de uma proposta por aluno à escala 1/20 do espaço do mural com a dimensão de 22 metros por 3 a 4 metros de altura. 
O tratamento gráfico e cromático segue a lógica sequencial, começando a preto e branco/cinzentos, gradualmente adquirindo cores que têm o seu grau máximo de saturação e variação cromática na festa do povo; desce até ao preto e branco/cinzentos , na fase final ,l que alerta para a possibilidade de regressão dos valores consignados na Constituição. 
O processo criativo centra-se na invenção e não na cópia direta das imagens da revolução, de modo a permitir a originalidade, o trabalho de ‘autor’. 
Das 29 propostas, foram selecionadas 5 e, com base nestas, fez-se uma montagem de modo a garantir a participação de um maior número de alunos no conjunto final. 
Fase 2 - Pintura mural. 
a. marcação das linhas da quadrícula; 
b. desenho a lápis das linhas de contorno e de definição das formas; 
c. passagem a tinta das linhas a lápis; 
d. pintura das partes a preto, branco e cinza; 
e. pintura das partes cromáticas; 
f. reflexão de grupo para acertos e completamento. 
A inauguração do painel terá lugar no dia 30 de abril. 
Sinal felicita este grupo de trabalho pela qualidade e interesse desta obra.










Comentários

  1. Estes alunos estão de parabéns, trabalham alegremente e com vontade...sorte a minha. Um agradecimento ao Sr. Diretor da escola, Dr. Carlos Santos, que nos dá, sempre, todo o apoio material, moral, ...
    Para ele os meus Cumprimentos.
    Jorge Boregs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!