Por estes dias, quem passar pelo átrio da J. C. poderá apreciar a exposição do trabalho realizado pelo professor da nossa escola, Dr. Paulo Diogo, autor das ilustrações, em parceria com o Dr. José A. Matos, autor do argumento e texto, com vista à apresentação de aspetos da vida do figueirense Manuel Fernandes Tomás, sob a forma de novela gráfica .
Esta mostra pretende dar a conhecer os bastidores de todo o trabalho subjacente à criação de uma banda desenhada, desde a escrita do argumento até à finalização da prancha.
Manuel Fernandes Tomás desempenhou um papel relevante em várias áreas, nomeadamente no acolhimento do exército britânico aquando do seu desembarque na Figueira da Foz durante as invasões francesas. Tendo sido revolucionário, político e estadista, Manuel Fernandes Tomás marcou a sua geração e deu um contributo significativo à elaboração da Constituição Portuguesa de 1822, numa tentativa de pôr fim ao Absolutismo.
Duzentos anos passados sobre a sua morte, o trabalho de José A. Matos e Paulo Diogo pretende manter viva a memória desta figura incontornável da história figueirense e da democracia portuguesa.
Comentários
Enviar um comentário