Avançar para o conteúdo principal

COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA LIBERTAÇÃO DE AUSCHWITZ E DO DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA DAS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO

Foi no dia 27 de janeiro, nos espaços do hall e da Biblioteca da Escola, que teve lugar a Exposição concebida para a evocação dos 80 Anos da Libertação do Campo de Concentração de Auschwitz e do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Esta e outras atividades têm vindo a ser levadas a cabo pelo Departamento de Ciências da Sociedade e do Território, no âmbito da disciplina de História, e contam com as parcerias da Biblioteca da Escola (Exposição) e do Museu Municipal, Dr. Santos Rocha (palestras).

A Exposição inclui uma mostra, de espólio privado e da Biblioteca, constituída por obras literárias e filmográficas, objetos e cartazes, malas de cartão e uma entrada de Auschwitz, a que se juntaram as "Estrelas do Holocausto" (recortadas pelos alunos e alunas do 7.º A) criando-se um ambiente de memória e homenagem constituído por velas acesas.

Já as turmas do 9.º ano e 12.º ano F têm vindo a assistir à palestra "O Que Dizem os Papéis" e "Memórias de Aristides", trazida até às suas aulas de História, pela técnica do Museu Municipal, Dr.ª Paula Cardoso, especializada, entre outros, em assuntos relacionados com a presença dos refugiados da 2.ª Guerra Mundial, na Figueira da Foz, e, também, pelo Eng.º Silvério Mendes (bisneto de Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus) contando a História humanista e corajosa do diplomata português.
A Drª Paula relata a importância dos "papéis" que ficaram com registos de refugiados judeus, na Casa Havanesa, na Figueira da Foz, por volta de junho de 1940.

Muito interessante é a referência a minúsculos (mas preciosos) retalhos noticiosos, da imprensa figueirense da época, que informavam da chegada ou presença destes hóspedes especiais (que hoje conhecemos como refugiados de guerra), já no dia 25 de junho e seguintes, a mostrar a rapidez com que os portadores de vistos assinados pelo Cônsul Aristides de Sousa Mendes, em Bordéus, a 16, 17 e 18 de junho de 1940, fizeram a viagem desde a cidade francesa até à Figueira da Foz.

Os alunos ficam, também, a conhecer melhor o nosso "justo entre as nações" e o seu ato de salvamento de 30 000 judeus que, graças a um heroísmo corajoso e altruísta, permitiu a estes seres humanos a reunião ou formação de famílias, continuando a viver em numerosos países de destino.

Ficam, finalmente, a saber que pela Figueira da Foz passaram europeus do Norte, ricos e com hábitos urbanos e sofisticados, os quais faziam alguma mossa às mentalidades mais pacatas e provincianas da cidade.

The last but not the least”, os alunos do 9.º ano estiveram interessados e envolvidos nos encantos do passado da sua cidade, e puderam ligar a História Local e Regional à História Universal, compreendendo o papel humanista da sua cidade.

                                                                                                                                                                      P’lo DCST
                                                                                                                                                                      Helena Romão













Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

Por onde andam os nossos antigos alunos?

 O Sinal foi encontrar a Ana Sofia Bizarro no Porto!! Tem  24 anos, é natural de  Tavarede e saiu da  Escola JC no ano letivo de 2016/2017 Frequentou o mestrado integrado em Medicina da FMUC e é interna de formação geral no Hospital Universitário S. João no Porto. Sinal-   Quando descobriu em si a vocação para este curso? Ana Sofia Bizarro - Sempre tive interesse em várias áreas. No secundário acabei por escolher o Curso de Ciências e Tecnologias e, ao longo desses três anos, comecei a explorar as hipóteses de cursos a seguir no ensino superior. Após investigar vários cursos, percebi que queria algo que me permitisse ter contacto com pessoas e ao mesmo tempo manter ligação à ciên cia. Fui falando com vários profissionais, analisando profissões e cursos como medicina dentária, ciências da nutrição e medicina e, no fim do secundário, acabei por escolher medicina. Entendi que era o curso mais abrangente dentro da área da saúde e que tinha o bónus de me permi...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...