Avançar para o conteúdo principal

Campanha de Solidariedade - Vamos ajudar Monte Redondo

Dois alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho promovem campanha solidária para apoiar vítimas da tempestade Kristin

Sensibilizados com as notícias sobre os estragos provocados pela tempestade Kristin, os alunos Camila Vale e Marcos Pinto, do 8.º B, decidiram agir pondo mãos à obra. Perante as dificuldades enfrentadas por inúmeras famílias afetadas pelo mau tempo, os dois estudantes apresentaram à Direção da escola a proposta de dinamizar uma campanha de angariação de géneros alimentícios (incluindo alimento para os animais), artigos de higiene e roupa de cama.
Na sequência da célere autorização da Direção, começaram por convidar a turma a que pertencem a associar-se à iniciativa, alargando posteriormente o apelo à participação a toda a comunidade escolar.
Após recolherem diversas informações, escolheram a freguesia de Monte Redondo como destinatária da ajuda, por terem conhecimento de que se trata de uma zona onde, em especial nas aldeias, vivem jovens e idosos em situação de particular vulnerabilidade. A iniciativa pretende prestar apoio direto à população mais carenciada, contribuindo para atenuar os constrangimentos provocados pela intempérie.
Para assegurar a organização, a Camila e o Marcos convidaram a professora Iola Heleno para os apoiar na logística da campanha. O convite foi prontamente aceite, sendo motivo de grande orgulho para a docente, que reconhece nesta ação um exemplo notável de solidariedade e cidadania ativa. Desde então, tem acompanhado e coordenado a recolha, a organização e a posterior entrega dos donativos, mantendo uma estreita articulação com os encarregados de educação e com a Presidente da Junta de Freguesia.
A campanha solidária decorre entre os dias 5 e 12 de fevereiro, período durante o qual toda a comunidade escolar é convidada a participar, através da doação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e roupa de cama em bom estado.
Com esta iniciativa, os alunos evidenciam um elevado sentido de responsabilidade social, demonstrando que pequenos gestos podem, efetivamente, fazer uma grande diferença na vida de quem mais precisa.
Um pequeno gesto de cada um pode transformar-se numa GRANDE ajuda!
Os alunos e professora agradecem a toda a Comunidade o espírito de partilha e entreajuda. Bem hajam!
Prof.ª Iola Heleno, Camila Vale e Marcos Pinto







Comentários

Mensagens populares deste blogue

À Conversa com...Margarida Bessone

O Sinal foi conversar com a professora Margarida Bessone que, durante 40 anos, foi professora nesta escola e que acaba de se aposentar. Sinal: Por que decidiu ser professora? Margarida Bessone: Sempre gostei de português e francês, aliás eram as minhas disciplinas preferidas. Ainda ponderei a hipótese de seguir Psicologia, mas era preciso Matemática e isso estava fora de  questão. Sempre gostei muito de literatura, lia horas a fio. O ensino foi uma escolha natural. S.: Que balanço faz da sua vida como docente? M.B.: É um balanço muito positivo. Gostei sempre muito da minha profissão. A certa altura pensei que se não tivesse sido professora teria sido atriz, mas no meu tempo de rapariga essa opção era impensável, pois havia um certo preconceito face à profissão:teria de sair de casa e ir para um ambiente totalmente diferente. Apesar disso, gostei sempre muito de dar aulas, de ensinar, de ver os progressos dos alunos. Às vezes, quando encontro antigos alunos, recordamos em conjunto ...

Histórias Multissensoriais

O projeto “Histórias Multissensoriais” tem como objetivo capacitar e enriquecer o percurso escolar dos alunos com necessidades especificas, ajudando-os a alcançar todo o seu potencial, independentemente das suas limitações. Deste modo, os alunos do 10ºJ, 10º G e 12ºF da UAMS, valência do CAA da Escola Secundária Dr Joaquim de Carvalho, acompanhados pelas professoras de educação especial dinamizadoras do projeto e terapeuta ocupacional, usaram os seus sentidos para contar histórias inclusivas junto dos seus pares nas escolas do concelho, nomeadamente, agrupamento de escolas da Figueira Mar (escola Infante D. Pedro, agrupamento da Zona Urbana (escola Dr João de Barros) e agrupamento de escolas do Paião (escola Dr. Pedrosa Veríssimo). Nesta atividade há ainda a salientar o fantástico convívio e partilha! Valorizar as diferenças é a chave para um mundo onde todos os talentos são celebrados.  

Joaquim de Carvalho no 18.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.

Foram 1812 os estudantes de todo o país que participaram, na Universidade de Aveiro, na fase final do Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, que se realizou no dia 14 de março de 2025, Dia Internacional da Matemática e Dia do Pi. Após provas de seleção no Clube de Matemática, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho participou com o máximo de alunos permitido (três alunos nos jogos do 3.º CEB e três alunos nos jogos do ES), a saber: David Marchão, 8.º B (Dominório); Jorge Guerra, 8.º B (Atari Go); Miguel Perdigoto, 8.º B (Produto); Erik Garcês, 10.º A (Nex); Rayan Moretti, 10.º A (Produto) e Timéo Fernando, 11.º A (Atari Go). Apesar de nenhum dos alunos ter ficado apurado para a final, a sua participação foi bastante positiva com a escola a alcançar honrosos lugares nos torneios realizados, resultantes do forte empenho e motivação que sempre demonstraram durante a preparação na escola e na competição final (um quarto lugar, dois sétimos lugares e um oitavo lugar, numa seriação qu...