Avançar para o conteúdo principal


Joaquim de Carvalho conquista Prémio de Escola 2014

A Escola Joaquim de Carvalho foi distinguida, pelo Ministério da Educação, com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014.
Este prémio, que vai na segunda edição, visa reconhecer a excelência dos estabelecimentos de ensino e dos envolvidos no processo educativo, do pré-escolar ao secundário e é atribuído anualmente, um por cada área geográfica, a escolas públicas e privadas que, no ano letivo transato, tenham promovido de forma meritória todas ou a maior parte das seguintes missões da escola: sucesso dos alunos, qualidade da aprendizagem, desenvolvimento do ensino experimental das ciências, criatividade aplicada nas ciências sociais, difusão e fortalecimento do interesse pelas artes, desenvolvimento de projetos relevantes, diminuição do insucesso escolar e do abandono precoce; existência de um plano interno de formação, colaboração com a comunidade educativa, participação ativa dos encarregados de educação, integração e formação de novos professores e difusão de boas práticas educativas.
A nível nacional, este ano, o júri decidiu por unanimidade apenas distinguir três escolas com o Prémio de Escola – Mérito Institucional 2014. Assim, distinguiu a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho - Figueira da Foz, pela área geográfica do Centro, a par de outra da região Norte e outra da região de Lisboa e Vale do Tejo. O presidente do júri, Guilherme d’Oliveira Martins – presidente do Tribunal de Contas – justificou não ter premiado escolas do Alentejo e Algarve pelo facto de estas não terem atingido o limiar mínimo para obter os galardões.
A candidatura da Joaquim de Carvalho destacou as linhas orientadoras da sua missão: os resultados dos alunos como a mais relevante afirmação do trabalho desenvolvido, com níveis de sucesso muito acima das médias nacionais; a reduzida taxa de abandono, como reflexo de uma política de apoio e recuperação do insucesso; a aposta nas ciências experimentais, com o apetrechamento dos laboratórios e a diversificação de estratégias pedagógicas; o investimento transversal nas ciências sociais, como área determinante numa formação integral dos alunos; as artes como incentivo à criatividade; o direcionar da sua missão para a comunidade com projetos criativos e empreendedores; o investimento na relação com os encarregados de educação e a atualização e integração dos quadros.
O Diretor da escola louva o desempenho de todos os docentes, assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos especializados e alunos dos vários anos de escolaridade e cursos, enquanto inestimável contributo para a atribuição do Prémio Escola à Comunidade Joaquim de Carvalho.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...