Avançar para o conteúdo principal

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2017

    A nossa escola está a implementar o Despacho n.º 436-A/2017, referente ao Orçamento Participativo das Escolas, que tem como objetivo levar os alunos a envolverem-se, ativamente, na melhoria das vivências ou dos processos de aprendizagem da escola, fomentando o espírito de participação e de cidadania, valorizando as opiniões dos alunos em decisões que os afetam diretamente, estimulando as suas escolhas responsáveis, a sua familiaridade com os mecanismos do voto e a sua participação na concretização das escolhas.
    Neste sentido, foi feita a abertura do procedimento para a apresentação de propostas até final do mês de janeiro. Sequencialmente, foi delimitada, até final do mês de fevereiro, a apresentação de propostas integradas nos princípios declarados pelo normativo referido.
    Assim, foram apresentadas seis propostas, das quais duas foram excluídas, em virtude de não respeitarem os procedimentos legais expostos no despacho relativo ao OPE.
    Posteriormente, no dia 10 de março, foi realizada uma reunião com os proponentes dos quatro projetos aprovados, no sentido de clarificar e ajustar as propostas aos recursos providenciados, bem como com a intenção de promover a reflexão sobre o aperfeiçoamento, fusão, ou eventual desistência, de propostas.
    Desta reunião, resultou a fusão de duas propostas, tendo-se mantido as outras inalteradas. Foi ainda definido o período de divulgação e debate das propostas, com a concordância de todos.
Dia 24 de março, votam-se as seguintes propostas:


    Rádio Escolar
  
    Sempre sonhaste com uma Rádio na Escola? Bem, este é o ano!
    No âmbito do Orçamento Participativo a decorrer, vimos propor a criação de uma Rádio, da qual também tu poderás fazer parte.
    Com esta iniciativa, pretendemos tornar a Joaquim de Carvalho mais dinâmica, promovendo a comunicação, divulgando informação e música, claro! Queremos animar os teus intervalos, apelar ao teu espírito crítico com crónicas semanais, mas, antes de tudo, fazer-te ouvir, pois este é um projeto de alunos para alunos.
    Se queres a Rádio Escolar, dia 24 vem votar!

    Clube de Música

    Pede-se a atenção de toda a comunidade escolar, pois a inovação está a chegar! Os alunos do 9ºC Carlota Conceição, Diana Simões, Filipe Gomes, Henrique Louro e João Domingues têm o prazer de apresentar o projeto “Clube de Música”!
    Este tem como objetivo dar a conhecer as delícias e encantos que o mundo da música tem para oferecer, criando um clube escolar onde os “veteranos da música” (alunos com mais conhecimentos musicais) e os “novatos” (alunos com menos ou nenhuns) se poderiam reunir e aprender/divertir uns com os outros, com ou sem a presença de um professor (dependendo das possibilidades).
    Este clube é interessante, pois não será uma atividade totalmente independente, uma vez que poderia mesmo intervir em atividades como saraus, escolíadas, simples atuações nos intervalos, ou… quem sabe, criar um grupo musical da escola!
    Os 1000 euros do Orçamento Participativo seriam usados para comprar instrumentos mais caros, como pianos ou guitarras.

Se, depois de teres lido tudo isto, ficaste interessado em participar no clube, não te esqueças de dia 24 votares no Clube de Música e deixa a música entrar na escola e na tua vida!       E… quem sabe, se não serás o Beethoven do século XXI?  

    Clube de Orientação

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma