Avançar para o conteúdo principal

Turma de Artes homenageia Manuel Fernandes Tomás com mural




    
  Os alunos da turma do 11ºH da nossa escola estão, atualmente, a desenvolver um projeto artístico que visa adornar a parede exterior do refeitório, comemorando o bicentenário da morte de Manuel Fernandes Tomás, um ilustre figueirense, que se destacou na vida política do nosso país.
Este projeto, inserido no plano das artes, está dividido em duas fases. Num primeiro momento, como o mural vai contar a história da vida de Manuel Fernandes Tomás, os alunos documentaram-se sobre a mesma. Seguiu-se uma pesquisa iconográfica, necessária para retratar, o mais fielmente possível, o tempo em que esta figura viveu. Foi o caso das cenas de batalha, em que os soldados deviam ser mostrados em uniforme correspondente ao período de tempo em que a batalha aconteceu. Seguiu-se, depois, a realização dos desenhos em A3 e a sua transposição para o papel de cenário com 2 metros de altura. Este mural vai ter 2,5 metros de altura e 16 metros de largura. Jorge Borges, o professor responsável pelo projeto, ajudou os jovens a reunir todos os desenhos, de modo a criar uma narrativa. Também é interessante notar que cada painel é realizado por dois turnos de alunos, para todos serem incluídos no projeto.
Num segundo momento, após toda a parede ter sido pintada de branco, procedeu-se à reprodução da pintura, que os alunos estão a realizar agora. Curiosamente, o mural deveria ter sido executado no espaço urbano da Figueira da Foz, mas o local proposto não tinha a largura necessária. O professor Jorge Borges também frisou a importância da construção duma narrativa e de fazer as imagens fluírem de umas para as outras.
A finalização deste ambicioso mural está planeada para o final do 3º período e a sua inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara de Figueira da Foz.

Sofia Godunova 10ºF

Liz Russo 10ºE



Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!