Avançar para o conteúdo principal

A ESJCFF veste Azul!


A Comunidade Joaquim de Carvalho associou-se à campanha de sensibilização “novembro azul”, da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), com o intuito da consciencialização para a saúde do homem, muito em especial a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da próstata. 
De 2 a 10 de novembro, a Biblioteca da nossa escola teve patente uma exposição dinamizada por um grupo de professores dos Departamentos de Ciências Experimentais, Artes Visuais e Educação Especial em colaboração com a Biblioteca Escolar. 
Esta exposição em tons de azul pretendeu alertar para os principais fatores de risco do cancro. Destacou a importância da adoção de um estilo de vida saudável; lembrou a necessidade de uma alimentação equilibrada, da prática de exercício físico, da redução do consumo de tabaco e álcool. Mostrou, ainda, a importância da ciência no desenvolvimento de fármacos que são usados no tratamento do cancro da próstata. 
A 7 de novembro, a escola “vestiu-se” de azul e “pintou” da mesma cor a montra do bar através da gelatina, gesto simbólico que pretendeu sensibilizar todos para a importância de estarmos atentos a sinais e sintomas de alerta. 
À cor azul associou-se o uso, pela Comunidade Educativa, do icónico “bigode". Este foi inspirado no movimento internacional #Movember que nasceu na Austrália. Com o gesto de deixar crescer o bigode durante o mês de novembro, este movimento pretende sensibilizar a comunidade internacional para a importância do conhecimento mais aprofundado das doenças masculinas e da realização de rastreios precoces, como forma de combate eficaz. 
Neste mesmo dia, num gesto solidário, alunos do 8º ano participaram na atividade “Sou Voluntário por um dia!”, recolhendo donativos no âmbito do Peditório Nacional a favor da LPCC.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!