Avançar para o conteúdo principal

Conversas 100 tabus - Palestras das turmas A, B e C do 12º ano dirigidas às turmas A, B e C do 9º ano

Nos dias 10 e 17 do presente mês de janeiro, os alunos das turmas A, B e C do 12º ano, no âmbito do Departamento de Ciências Experimentais, na disciplina de Biologia do 12º ano e no PESES, dinamizaram uma Palestra/Sessão de Esclarecimento relativa às alterações físicas, emocionais e psicológicas inerentes à puberdade/adolescência e aos riscos inerentes a esta fase do desenvolvimento.
As palestras ocorreram nas salas de aula das turmas A e C do 9º ano e na sala do futuro para a turma B, em conformidade com as estratégias/dinâmicas delineadas.
Certos das dúvidas e preocupações dos seus colegas do 9º ano, os alunos do 12º ano diligenciaram uma recolha numa “Caixa de Questões”, que antecedeu ou sucedeu a palestra, e a que deram resposta por escrito.
Estas atividades contaram com a prestimosa colaboração da Enfermeira Fátima Claro da UCC Farol do Mondego (disponibilização de recursos materiais).
A convite dos dinamizadores, o público participou ativamente, ora respondendo diretamente a questões, ora participando em jogos e atividades. Procedeu-se também à avaliação das aprendizagens conseguidas.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

À Conversa com...Margarida Bessone

O Sinal foi conversar com a professora Margarida Bessone que, durante 40 anos, foi professora nesta escola e que acaba de se aposentar. Sinal: Por que decidiu ser professora? Margarida Bessone: Sempre gostei de português e francês, aliás eram as minhas disciplinas preferidas. Ainda ponderei a hipótese de seguir Psicologia, mas era preciso Matemática e isso estava fora de  questão. Sempre gostei muito de literatura, lia horas a fio. O ensino foi uma escolha natural. S.: Que balanço faz da sua vida como docente? M.B.: É um balanço muito positivo. Gostei sempre muito da minha profissão. A certa altura pensei que se não tivesse sido professora teria sido atriz, mas no meu tempo de rapariga essa opção era impensável, pois havia um certo preconceito face à profissão:teria de sair de casa e ir para um ambiente totalmente diferente. Apesar disso, gostei sempre muito de dar aulas, de ensinar, de ver os progressos dos alunos. Às vezes, quando encontro antigos alunos, recordamos em conjunto ...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!

Histórias Multissensoriais

O projeto “Histórias Multissensoriais” tem como objetivo capacitar e enriquecer o percurso escolar dos alunos com necessidades especificas, ajudando-os a alcançar todo o seu potencial, independentemente das suas limitações. Deste modo, os alunos do 10ºJ, 10º G e 12ºF da UAMS, valência do CAA da Escola Secundária Dr Joaquim de Carvalho, acompanhados pelas professoras de educação especial dinamizadoras do projeto e terapeuta ocupacional, usaram os seus sentidos para contar histórias inclusivas junto dos seus pares nas escolas do concelho, nomeadamente, agrupamento de escolas da Figueira Mar (escola Infante D. Pedro, agrupamento da Zona Urbana (escola Dr João de Barros) e agrupamento de escolas do Paião (escola Dr. Pedrosa Veríssimo). Nesta atividade há ainda a salientar o fantástico convívio e partilha! Valorizar as diferenças é a chave para um mundo onde todos os talentos são celebrados.