Avançar para o conteúdo principal

Parlamento dos Jovens do Ensino Básico 2024-2025 Participação da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho

Pois é. A nossa escola está a participar no Programa do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico!
O Programa Parlamento dos Jovens, aprovado pela Resolução n.º 42/2006, de 2 de junho, é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que consiste na simulação de um ambiente político-democrático real.
Logo no primeiro período, iniciou-se a Fase de Escola tendo-se candidatado duas listas (A e B) cada uma constituída por dez elementos, conhecidos dos seus eleitores, que conceberam três medidas relativas a “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens”, tema do corrente ano letivo. 
Dentro desta fase já decorreu a Campanha Eleitoral tendo cada lista procurado esclarecer e sensibilizar os alunos, do 3º Ciclo, a votarem nas suas ideias. 
No dia 15 de janeiro decorreram as eleições e a votação que elegeu os 15 alunos (de ambas as listas) que foram eleitos deputados à Sessão Escolar.
Esta sessão decorrerá no dia 22 de janeiro e, com ela, encerrará a Fase de Escola passando-se, depois, à Fase Distrital, na qual a escola se fará representar por dois deputados efectivos e um suplente.
Esperemos, ainda, que um do(a)s jovens deputado(a)s concorra à eleição de membro da mesa da Sessão Distrital. 
Bom trabalho e que ganhem os melhores!
                                                                                                                      A Equipa do PJEB
Helena Romão/Isabel Sousa/Carlos Santos




Comentários

Mensagens populares deste blogue

À Conversa com...Margarida Bessone

O Sinal foi conversar com a professora Margarida Bessone que, durante 40 anos, foi professora nesta escola e que acaba de se aposentar. Sinal: Por que decidiu ser professora? Margarida Bessone: Sempre gostei de português e francês, aliás eram as minhas disciplinas preferidas. Ainda ponderei a hipótese de seguir Psicologia, mas era preciso Matemática e isso estava fora de  questão. Sempre gostei muito de literatura, lia horas a fio. O ensino foi uma escolha natural. S.: Que balanço faz da sua vida como docente? M.B.: É um balanço muito positivo. Gostei sempre muito da minha profissão. A certa altura pensei que se não tivesse sido professora teria sido atriz, mas no meu tempo de rapariga essa opção era impensável, pois havia um certo preconceito face à profissão:teria de sair de casa e ir para um ambiente totalmente diferente. Apesar disso, gostei sempre muito de dar aulas, de ensinar, de ver os progressos dos alunos. Às vezes, quando encontro antigos alunos, recordamos em conjunto ...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!

Histórias Multissensoriais

O projeto “Histórias Multissensoriais” tem como objetivo capacitar e enriquecer o percurso escolar dos alunos com necessidades especificas, ajudando-os a alcançar todo o seu potencial, independentemente das suas limitações. Deste modo, os alunos do 10ºJ, 10º G e 12ºF da UAMS, valência do CAA da Escola Secundária Dr Joaquim de Carvalho, acompanhados pelas professoras de educação especial dinamizadoras do projeto e terapeuta ocupacional, usaram os seus sentidos para contar histórias inclusivas junto dos seus pares nas escolas do concelho, nomeadamente, agrupamento de escolas da Figueira Mar (escola Infante D. Pedro, agrupamento da Zona Urbana (escola Dr João de Barros) e agrupamento de escolas do Paião (escola Dr. Pedrosa Veríssimo). Nesta atividade há ainda a salientar o fantástico convívio e partilha! Valorizar as diferenças é a chave para um mundo onde todos os talentos são celebrados.