No âmbito do movimento Outubro Rosa, a JC solidarizou-se com a LPCC contra uma doença que afeta/ceifa milhares de mulheres e homens. Para minimizar esta dor, nada melhor do que a escola se unir no conhecimento e na sua prevenção.
A comunidade e mormente os alunos foram convidados a refletir e a expressar o seu sentir face a este flagelo. Tal sentir espalhou-se em mensagens de solidariedade, coragem, apoio e alento, escritas em laços rosa - símbolo da luta contra o cancro da mama - colocados em fitas rosa verticais de diferentes tamanhos que retratam os vários graus da doença, expostas no átrio da nossa escola. A exposição, artisticamente iluminada por um candeeiro, abarca trabalhos realizados pelos alunos (brincos, pulseiras, porta-chaves, marcadores de livros…), que serão oferecidos à comunidade educativa. Este símbolo de luz, afeto, esperança e união será colocado no Parque Dr. Fernando Traqueia, em Buarcos, perpetuando a mensagem de solidariedade e sensibilização junto de toda a comunidade.
O Outubro Rosa culminou com a comunidade educativa vestida de rosa e foi mais ousado, porque se estendeu até ao dia 5 de novembro vestindo-se de azul, para assinalar um outro, não menos doloroso, o cancro da próstata, inserido no Novembro Azul. Nesta data, os alunos do 8º ano juntaram-se ao “Sou voluntário por um dia” numa atitude de cidadania e solidariedade integrando o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
O rosa e o azul não foram apenas cores, mas sim símbolos de união da Comunidade Educativa, o vestir simbolicamente uma cor permitiu que toda a Comunidade refletisse e passasse a mensagem de que a prevenção é a melhor escolha sendo também possível evitar alguns dos fatores de risco.


























Comentários
Enviar um comentário