Avançar para o conteúdo principal

Aluno da Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho apurado para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física 2010



O aluno Xavier de Sousa Ferreira Rodrigues, da turma B do 12º ano da Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, foi um dos vencedores das Provas de Apuramento para as Olimpíadas Internacionais de Física 2010, realizadas no passado dia 28 de Maio no Departamento de Física da Universidade de Coimbra.
Será, pois, um dos representantes de Portugal nas 41ªs Olimpíadas Internacionais de Física que decorrerão entre os dias 17 e 25 de Julho de 2010, em Zagreb, na Croácia.
As Olimpíadas de Física são das competições de ciência mais antigas em Portugal (conjuntamente com as de Matemática) e são também as que envolvem um maior número de alunos, vários milhares de jovens por ano.
Competem para as Olimpíadas Internacionais os jovens talentos que se tenham distinguido nas respectivas Olimpíadas Nacionais, tendo o Xavier sido seleccionado no ano lectivo anterior entre os 20 melhores a nível nacional. Esta competição envolve a participação na Escola Olimpíca Quark ao longo do ano lectivo. Esta “escola” de excelência, que combina sessões presenciais com formação à distância pela Internet, tem o patrocínio da Universidade de Coimbra e da Agência Ciência Viva e conta com a colaboração das Sociedade Portuguesa de Física.
O processo de selecção para as Olimpíadas Internacionais termina com uma prova de fogo com uma duração de 8 horas (componente experimental de 4 horas e componente teórica também de 4 horas) que envolve conhecimentos sobre Mecânica, Termodinâmica, Óptica, Relatividade, Electromagnetismo e Física Experimental. Foi nesta prova que o Xavier foi seleccionado entre os 5 melhores alunos a nível nacional que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física.
Prof. Carlos Portela

Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!