Avançar para o conteúdo principal

Ana Jorge inaugura Joaquim de Carvalho
















No dia 29 de Fevereiro, a nossa escola recebeu a visita da Senhora Ministra da Saúde, Dra. Ana Jorge, que veio descerrar a placa de inauguração da requalificação da escola. A este momento solene seguiu-se uma visita às novas instalações, guiada pelo Director da Escola.
Às 12 horas teve lugar, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, a sessão pública presidida pelo Director da Escola, Dr. Carlos Santos, pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. Rui Sousa, pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Ataíde, pelo Governador Civil, Dr. Henrique Fernandes, pela representante da DREC, Eng. Céu Beirão, e pelo Representante da empresa Parque Escolar, Eng. Padrão. As intervenções estiveram a cargo do Director da Escola, que salientou a forma exemplar como a comunidade escolar conviveu com mais de 18 meses de obras, do Presidente da Câmara e da Ministra da Saúde, que terminou as suas palavras com a leitura do poema colectivo da turma 8ºB intitulado “ABC da Amizade”.
A cerimónia contou com a presença de outras entidades civis e militares locais, professores, alunos, funcionários e encarregados de educação.
Durante o evento de inauguração, foram mostrados dois vídeos, um sobre a inauguração da escola em 1969 e sobre as alterações que esta sofreu ao longo dos anos, e o outro sobre o projecto “Parque Escolar” que abrange as escolas já intervencionadas e as que irão ser requalificadas.
Curiosidades sobre as obras:
Áreas em Intervenção:
• Lote: 26 330 m2
• Remodelação: 7269 m2
• Construção nova: 8138 m2
• Arranjos exteriores: 18 654 m2
Data de consignação: 29 de Junho de 2009
Adjudicatário: Casais – Engenharia e Construção, SA, e Eusébios & Filhos, SA
Fiscalização: Consulgal – Consultores de Engenharia e Gestão, SA, e PL – Planeamento e Gestão de Projectos, Lda.
Valor global: 13 393 228,66 €
Prazo: 18 meses
Arquitectura: Inês Lobo – Arquitectos, Lda.
Coordenação de projecto: Inês Lobo – Arquitectos, Lda.
A escola tem capacidade para leccionar 39 turmas.
Os alunos encontram‐se distribuídos pelos seguintes níveis de ensino e ofertas educativas/formativas:
• 3.º ciclo do ensino básico;
• Ensino secundário;
• Ensino profissional: - Informática.
• Centro Novas Oportunidades;
• Educação e Formação de Adultos (ensino nocturno).
Esta escola é sede do Centro de Formação de Associação de Escolas.
No concelho da Figueira da Foz foi recentemente concluído o Centro Escolar de Vila Verde, está em construção o Centro Escolar de S. Julião/Tavarede e estão previstos mais dois centros escolares (Centro Escolar de Quiaios e Centro Escolar de S. Pedro, futura Escola Básica Integrada de S. Pedro).

Ana Teresa Lontro 9ºA
Mariana Ramos 9ºA
Sara Jorge 9ºA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Joaquim de Carvalho reconhece o mérito dos seus alunos

Esta semana o nosso diretor, Carlos Santos, entregou um louvor público a vários alunos, por terem tido uma digna prestação enquanto representantes da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz: Afonso Cabete Santos conquistou o 4.º lugar mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Pedro Luís Ferreira Rodrigues sagrou-se campeão mundial na categoria de 17/18 anos em Remo Indoor, pela equipa da Naval Remo, nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2023, em Toronto, Canadá; Mariana Carvalho C. Marques, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, alcançou o 7.º lugar na fase final do Torneio Interassociações Fut 7 feminino sub-14, entre 22 seleções, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol, nos dias 29 e 30 de abril de 2023 na região de Leiria; Mónica Carvalho Oliveira, como elemento da Seleção de Futebol Feminino de Coimbra, que alcançou o 7.º lugar na fase final do Torn

Professor Carlos Portela distinguido com o Prémio Educação

A XI Gala Figueira TV realizou-se no passado dia 22 de abril e teve como objetivo distinguir figuras locais que se destacaram nas diversas áreas de atividade. Na categoria Educação, o Prémio foi atribuído ao nosso professor Carlos Portela, que já tinha recebido o Prémio Professor do Ano em 2019. Ao agradecer a distinção, o professor destacou que todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos 30 anos em que tem lecionado Física e Química na nossa Escola foi feito em colaboração com toda a comunidade educativa, uma vez que, como referiu, "É com os outros que nós nos construímos e podemos contribuir um pouco mais para fazer crescer os alunos e fazer desenvolver algo de diferente neles." Acrescentou, ainda: "é com os meus alunos que aprendo a emocionar-me e talvez a emocioná-los também.". O Sinal felicita o professor Carlos Portela pela merecida distinção e deixa os seus votos de continuação de um bom trabalho e realização pessoal. O Sinal

Tradição mantém-se: Joaquim de Carvalho comemora Santos Populares

No dia 27 de junho, a Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho comemorou, mais uma vez, os Santos Populares com a já tradicional sardinhada. Foi um momento de convívio e partilha que reuniu docentes, não docentes e aposentados num total de cerca de 120 animados convivas. A boa disposição foi uma constante ao longo do serão, permitindo estreitar laços de amizade e fortalecer o espírito de escola. A ementa não teve surpresas, mas foi pautada pela qualidade da bela sardinha assada pelo diretor da escola que assumiu, da forma competentíssima a que nos habituou, as funções de “Chef”. Não faltaram os habituais acompanhamentos e, para aqueles que não são apreciadores de pescado, a saborosíssima febra, tudo “regado” com a bebida ao gosto de cada um! Os presentes puderam igualmente deliciar-se com o enorme sortido de sobremesas, oferecidas pelos vários participantes no evento. O momento alto da noite foi, sem dúvida, o desfile dos marchantes que cantaram uma letra de sua autoria ao som da ma