Avançar para o conteúdo principal

Entrevista a Ricardo Campos



Sabemos que está a realizar o seu mestrado em Paris. Porquê França?
Porque eu estou a estudar Matemática e França é um dos centros mundiais nesta disciplina. Além disso, ganhei uma bolsa para lá.
Qual a tese que pretende defender?
Ainda estou no 1ºano, a tese é só para o próximo ano. Mas talvez seja na área da Geometria. Mais tarde, talvez faça um doutoramento.
O que o levou a escolher este curso?
Tinha muitas hipóteses de escolha, era um bom aluno. E esta era uma área da qual gostava desde pequeno.
Quais são os seus passatempos? Vê filmes? Se sim, quais os seus favoritos ou que géneros prefere?
Para além de trabalhar, gosto de fazer outras atividades como qualquer pessoa normal. Ouvir música, passear, ver filmes, séries e também jogar basquetebol.
Qual é o seu livro preferido?
A Mensagem de Fernando Pessoa.
Qual o provérbio que mais usa?
Não deixes para amanhã o que podes fazer hoje.
Qual é o seu ídolo(s)?
Os grandes matemáticos da atualidade.
Quais são os seus planos para o futuro? Acha que está à altura de os realizar?
Tenho de fazer o mestrado, penso ainda fazer o doutoramento e seguir uma carreira em investigação. Todos os dias me pergunto a mim mesmo isso, se serei capaz, e é por acreditar em mim que arranjo força e vontade para continuar.
Tem algum sonho “maluco”?
É difícil escolher. Já tive algumas experiências, como por exemplo o downhill. Talvez experimentar fazer bungee jumping.
Uma curiosidade “interessante” sobre si.
Acima de tudo, sou uma pessoa normal.
Fez o seu percurso na Joaquim de Carvalho. O que recorda com mais agrado da nossa escola? Quais os melhores momentos aí passados?
O meu percurso na Joaquim de Carvalho teve uma duração de 6 anos. Os amigos mantêm-se, mesmo depois da Universidade, e fizeram de mim o que sou agora. Para além disso, há os professores, que também me marcaram muito, e que, apesar de nem todos serem da minha área, contribuíram igualmente para a minha formação. Guardo, sem dúvida,tudo com muito carinho. Para mim, as Jornadas Culturais eram a melhor altura do ano.

Catarina Oliveira 9ºB
Sara Silva 9ºB
Ana Rocha 8ºD

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por onde andam os nossos antigos alunos?

O Sinal foi entrevistar o André Vaz no Dubai! Tem 31 anos e saiu da Escola JC no ano letivo de 2010/2011 Frequentou a Licenciatura em Ciências do Desporto e Mestrado em Treino Desportivo pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra Atualmente é Treinador de Natação. Sinal: Quando descobriu em si a vocação para a sua atual atividade? André Vaz: Perto do final do percurso do ensino secundário. Era nadador de competição no Ginásio Clube Figueirense, estava a ter bons resultados desportivos a nível nacional e sentia que queria permanecer ligado à modalidade por muito tempo. Além do enorme gosto pela natação, devido à minha personalidade, achava que tinha o que era preciso para ser treinador. Sinal: Se voltasse atrás faria a mesma opção? Porquê? André Vaz: Já pensei: "Se tivesse tomado outra opção, teria sido melhor?". Terminei o secundário com média de 18 em Ciências e Tecnologias e felizmente o meu leque de opções era vasto, mas decidi se...

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...