Avançar para o conteúdo principal

Por onde andam os nossos antigos alunos...

 Iniciamos, hoje, uma série de pequenas entrevistas aos antigos alunos do 12ºano, agora caloiros na universidade.
A primeira entrevistada é a Glória de Sá Pereira, ex-presidente da Associacão de Estudantes, aluna do Curso de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico.

Como foi a integração?

Com os colegas foi fácil. Como não conhecia ninguém, tive mesmo necessidade de fazer novas amizades e não era a única "à procura" de amigos.
Com a cidade, já foi menos pacífica... Não estava habituada a estar a mais de 10 minutos a pé da "escola"; ter de andar uma hora de transportes públicos todos os dias, custou.


Como são as aulas? Qual a diferença entre as aulas do secundário e as da universidade?
As aulas teóricas são em auditórios com cerca de 200 pessoas, inclusive de outros cursos. Só aí, já há uma diferença gigantesca com o secundário, mas talvez o que me tenha custado mais foi não perceber as coisas à primeira e o professor não esperar até que eu percebesse. Com isto acabei por, nas primeiras semanas, achar que era a única que não percebia e que tinha vindo para o curso errado, quando na verdade estávamos todos no mesmo.
Nas aulas práticas, são já turmas menores (no meu curso de 30 pessoas) e aí sim, o professor já tem outro cuidado, mas mesmo assim continua muito, muito distante daquilo a que estava habituada no secundário.
O que ainda me faz confusão, passados quase dois meses, é que os professores não sabem o meu nome, nem sequer os das práticas: sou apenas uma série de números aleatórios.


Foram praxados? Qual a tua opinião acerca das praxes?

Fui praxada, sim, e adorei. No meu curso posso dizer que não é uma praxe "a sério". Esta serve mais como uma forma de conhecermos os nossos colegas de outros anos para, depois, quando precisarmos de alguma coisa ou tivermos alguma dúvida, não termos vergonha de pedir ou perguntar.

Mensagem para o Sinal:

Agora um aparte para vocês, jornalistas do Sinal: aproveitem o liceu, não tenham pressa de cá chegar! Os professores aí lutam sempre por vocês, nunca se esqueçam disso. Desejo-vos a melhor sorte!


 Ana Cláudia, 10ºA
Rita Almeida, 10ºF












Comentários

Mensagens populares deste blogue

92 anos! Parabéns Joaquim de Carvalho!

No dia 25 de novembro, pelas 12 horas, comemorou-se o 92.º aniversário da Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, o antigo “Liceu”, enquanto instituição educativa. em evocação do dia. A efeméride foi assinalada com uma sessão solene, no Auditório Dr. Joaquim de Carvalho, em que os alunos foram os principais homenageados.  A cerimónia repartiu-se por dois momentos distintos: um momento protocolar (com as intervenções do representante do Conselho Geral, Carlos Belo, do Diretor, Carlos Santos, da Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, e da Vereadora da Educação, Olga Brás); e um segundo momento com a entrega dos prémios Doutor Joaquim de Carvalho.  Com uma mesa de honra composta pelo representante do Conselho Geral, Carlos Belo, pelo Diretor da Escola, Carlos Santos, pela Delegada Regional da DGEstE, Cristina Oliveira, pela Vereadora da Educação, Olga Brás, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Rosa Simões, e pela representante da Associaçã...

Quadros de Valor e Excelência 2023 - 2024

Na passada sexta-feira, 25 de outubro, pelas 18 horas, no Auditório Joaquim de Carvalho da nossa Escola, realizou-se a sessão solene de entrega dos Quadros de Valor e Excelência 2023-2024, perante uma assembleia de cerca de 500 pessoas, entre alunos, familiares, professores e pessoal não docente.  Presidida pelo Diretor da Escola, Dr. Carlos Santos, a sessão contou ainda com a presença do representante do Conselho Geral, Dr. Carlos Belo, de Madalena Oliveira representante da Associação de Estudantes e de Patrícia Girão, representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação.  Nesta cerimónia, foram distinguidos um total de 351 alunos, distribuídos pelos quadros de excelência do 3º ciclo, com média de 5, de valor, com médias entre 4,5 e 4,9, de excelência do ensino secundário, com média entre 18 e 20 valores, e de valor, com média entre 16 e 17,9 valores. Os diplomas foram entregues pelos diversos elementos da mesa e da direção da escola. O  Sinal  felicita to...

Instalação de candeeiros no átrio da Escola

Está patente no átrio da nossa escola uma instalação de candeeiros realizados por alunos do 8º e 9º anos no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.  Trata-se de um conjunto variado de peças em cuja construção foram utilizados materiais reciclados, tais   como rolhas de cortiça,  madeira, corda, entre outros. Estes trabalhos, orientados pela professora de Educação Tecnológica, Cecília  Vale, revelam grande criatividade e bom gosto. Parabéns aos artistas!